Jamile Moreira

Como parte do fortalecimento da Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP deu início nesta quarta-feira, 19, à aula inaugural do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Combatentes (CFSD) para 139 alunos. O evento aconteceu no Teatro Silvio Romero, em Santana.
O curso terá duração de seis meses, durante os quais os alunos receberão instruções sobre atividades inerentes ao serviço de bombeiro militar, como prevenção, combate a incêndios, salvamento, atendimento pré-hospitalar e manutenção da ordem pública, como explicou o comandante do Corpo de Bombeiros do Amapá, Coronel Pelsondré Martins.
“Estamos aqui no Teatro Municipal de Santana, onde está ocorrendo a cerimônia de ingresso de uma nova turma de soldados do Corpo de Bombeiros. Ano passado, formamos 249 novos soldados e hoje estamos iniciando uma nova formação, com 139 novos soldados, que começam agora uma jornada de seis meses. É um curso essencial para a corporação, pois estávamos com um efetivo muito aquém das nossas necessidades. Ficamos muito tempo sem um curso público. O ano passado, o governo teve sensibilidade, chamou 250 novos soldados, e agora estamos formando 139, com indicativo para o chamamento de uma terceira turma. Isso é fundamental para que o bombeiro consiga desempenhar com excelência suas atividades, como combate a incêndios, serviço de prevenção em balneários, salvamentos em geral, atendimento pré-hospitalar e tantas outras atividades que o Corpo de Bombeiros desenvolve”, explicou o comandante.
O governador do Amapá, Clécio Luís, reforçou que o chamamento dos 139 alunos é o cumprimento de uma das promessas de campanha e busca valorizar o esforço dos candidatos que prestaram o concurso público. Ele também anunciou que em breve haverá uma terceira chamada para a formação de uma nova turma.
“Fizemos o maior chamamento da história dos Bombeiros, com 300 chamados; na verdade, foram mais de 500, para chegar a 300 e depois formar 250 novos. Agora chamamos 250, dos quais 139 já começam hoje. Vamos esperar o curso começar e já nos preparar para a terceira chamada, e assim continuar honrando o compromisso de chamamento dos concursados que já fizeram os concursos públicos, mesmo antes de eu assumir. Essa é uma das nossas promessas de campanha em relação aos concursados e outras áreas. Ter bombeiros militares bem informados, bem capacitados e qualificados é fundamental tanto para eles, pois estão preparados para enfrentar os desafios próprios da profissão, quanto para a sociedade”, declarou o governador.
O soldado Paulo Gustavo Cyrillo é um dos alunos do curso de formação e conta que o chamamento era um momento muito aguardado por ele e toda a sua família.
“A cada fase que passávamos, ficávamos bem apreensivos, pois não sabíamos se iríamos ser selecionados ou não, mas nesse momento agora, vendo toda a preparação que o Corpo de Bombeiros teve para nos receber e vendo cada aluno aqui preparado com seus familiares, com a minha família presente para me apoiar, fico muito feliz e muito orgulhoso de estar aqui”, afirmou o soldado.
Para a soldado Luma Borges, ingressar na instituição é a realização do sonho de poder servir e ajudar os cidadãos amapaenses.
“Para mim, está sendo uma emoção muito grande fazer parte dessa turma de 2025, porque é de fato a realização de um sonho, não só para mim, mas para minha família. Tenho certeza de que todos os meus colegas também estão vivendo essa mesma emoção de poder se tornar bombeiro militar do Amapá e servir à sociedade da melhor forma possível”, declarou Luma.
A estrutura curricular do curso também inclui o estágio supervisionado, que será realizado nos grupamentos do Corpo de Bombeiros durante finais de semana e feriados, com o objetivo de proporcionar experiências práticas de aprendizagem.
Kommentarer