top of page

COP 30: Governo do Estado inicia construção do Plano de Apoio à Bioeconomia no Amapá

Janete Carvalho


GOVERNO

A assinatura de um memorando formalizou o apoio entre as instituições


O governador Clécio Luís deu iniciou, nesta terça-feira (13), à elaboração do Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia. A iniciativa integra os eventos pré-COP30, a COP da Amazônia, que discute as mudanças climáticas no mundo.


O evento reuniu especialistas para debater o potencial do Amapá, aliando a geração de emprego e renda com a floresta em pé.


“Esse é um dos eventos mais importantes dos últimos anos porque todo mundo que pensa de alguma forma, convive ou trabalha, nós chamamos de sociobiodiversidade, são pessoas que vieram de fora que com experiência na área econômica vão construir juntos um plano, uma caminho para o desenvolvimento da nossa bioeconomia , é isso que nós queremos desenvolver o Amapá como eu tenho dito, gerar emprego, renda, fazer negócios a partir do que nós temos no Amapá socialmente, culturalmente. A nossa biodiversidade nós temos florestas, rios e transformar isso em negócios, claro negócios sustentáveis, éticos, e nós temos um ativo ambiental que não pode destruído, tem que ser transformado também em ativo econômico”, destacou Clécio.

Flávio Faveret economista da área social do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), ressaltou que a participação da instituição se dá para entender como está o processo da bioeconomia do estado e para apresentar o resultado de trabalho entre BNDES e Confederação Nacional da Indústria (CNI).


“Foi um projeto que fizemos junto com o Sesc Senai Amapá há dois anos e um dos produtos foi um estudo bastante extenso sobre oportunidades para investimentos sustentáveis no Amapá. O BNDES está trabalhando com muita intensidade junto ao governo do Pará em particular por causa dos preparativos da cop 30 e a gente tem uma série de investimentos em curso desde infra estrutura até a construção de hotéis além de todo o apoio técnico do banco na área de meio ambiente e mudanças Climáticas”, explicou.

Na ocasião foi assinado um memorando entre o Sebrae-AP e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para formalizar o apoio da instituição ao processo, da construção da bioeconomia do estado que deve ser apresentado durante a COP30, em novembro de 2025, no Pará, como ressalta Alcilene Cavalcante superintendente do Sebrae Amapá.


“Essa construção é entre várias instituições do Amapá e de instituições nacionais, grandes cabeças nacionais que nos auxiliam nessa construção, e para a gente ir com produtos e entregas importantes para a Cop 30”, finalizou.

O projeto contou com a participação de 10 órgãos estaduais e o apoio da força-tarefa dos governadores para o clima e florestas da Agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional e do Centro Internacional de Agricultura Tropical.


A programação encerra nesta quarta-feira (14), com painéis temáticos, que discutirão o Selo Verde, Amazonbai e Sementes do Araguari, entre outros temas voltados a bioeconomia.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page