Complexo do Aturiá em Macapá ganha novas etapas com calçamento e grama natural, avançando para se tornar um espaço turístico
- svioalmd4
- 17 de mar.
- 3 min de leitura
Marcelo Guido

O Governo do Estado avança nas obras do Complexo do Aturiá, em Macapá. O local, que será o mais novo espaço de contemplação e lazer às margens do Rio Amazonas, atualmente recebe a finalização do calçamento e a colocação de grama natural nas áreas de lazer.
As obras são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), e as equipes atuam simultaneamente em diferentes frentes. O resultado começa a aparecer com a estruturação do local, que também passa por intervenções como a retirada de solo mole e a limpeza diária, de acordo com o andamento das atividades realizadas em toda a extensão do complexo.
O secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, falou sobre esta etapa da obra e sobre o prazo para a entrega total do complexo.
“Aqui na orla da Aturiá, as obras se concentram na parte das fundações. É o momento em que fazemos a retirada de solo mole e colocamos areia condensada. Essa é uma parte muito complexa, e a obra é muito grande. Por isso, estamos trabalhando com um número ampliado de equipes, homens, operários, e máquinas. Retirando todo esse solo mole, todos esses dejetos, esgoto e material natural que encontramos, tudo isso vai para áreas licenciadas ambientalmente, devido à responsabilidade ambiental e financeira que devemos ter com a obra pública. E seguimos avançando nesse período de chuvas com esses trabalhos. Mas, além disso, onde as fundações já ficaram prontas, já conseguimos ver que há trechos de calçada e gramado sendo implementados com irrigação para o período de estiagem. Ainda no segundo semestre de 2025, o governo do Amapá deve entregar essa obra. Certamente, será o trecho mais bonito de orla da cidade aqui no Aturiá”, contou.
Covre também falou sobre o número de obras entregues, as que estão em andamento e os projetos em fase de estudo pela atual gestão.
“Olha, até janeiro de 2025, ou seja, completando dois anos de mandato, o governador Clécio Luiz já tinha entregado 201 obras. Agora, em março, esse número já é um pouco maior, estamos fechando esses dados. Em dois anos, entregamos 201 obras. Temos quase 200 obras em execução e cerca de 140 projetos em elaboração. Então, esse número de obras deve aumentar ainda mais. Nos próximos meses, o governo continuará entregando muitas obras. O governo entrega praticamente uma obra a cada três dias, então estamos trabalhando com isso, somando as 201 que já fizemos. Foram entregues, mas o que está em execução, temos muita obra a entregar em 2025 e 2026”, informou.
Os trabalhos também se concentram na estruturação das calçadas em bloquetes de concreto intervalado retangular, piso tátil direcional, rampas de acesso e meio-fio, no trecho que se estende da lateral do Ministério Público (MP) até o canteiro de obras. As ações ainda ocorrem na pavimentação de toda a área baby e no playground, que integram o espaço de recreação infantil.
O projeto foi feito pela Seinf, que também coordena os trabalhos, e recebeu emendas do senador Davi Alcolumbre. Ele integra um pacote de 140 obras, lançado em fevereiro de 2024, que visa transformar Macapá e impulsionar o desenvolvimento do estado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments