top of page

Comitê da Bacia hidrográfica do Rio Araguari é empossado pelo governador Clécio Luis

Janete Carvalho

Comitê

O governador do Amapá Clécio Luís deu posse nesta quinta-feira (27), a 42 conselheiros que passam a compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, o primeiro a ser instituído no estado, e tem como objetivo, buscar e discutir com a população políticas públicas sobre o uso sustentável dos recursos naturais da região, que envolve mais de 10 municípios. Clécio ressaltou a importância da criação do comitê.



“É um grande passo, uma grande vitória, a posse desse comitê vai representar mais ação produtiva tanto do governo, dos governos, porque tem várias prefeituras, essa bacia envolve 11 municípios, e as licenças ambientais estavam travadas, e vai ter a ação produtiva do governo, dos municípios e dos empreendedores, agricultores que estão aqui e vão fazer parte desse conselho, ele é parte fundamental para destravar a economia produtiva, sobretudo a produção rural, principalmente da agricultura familiar, do agro e de tudo mais que tem de negócio daquela bacia que estava impedida de ser licenciada, porque não tinha esse comitê”, explicou.

A conselheira empossada Sara Costa presidente da Pecuária de Tartarugalzinho disse que criação do comitê é importante para dar voz à sociedade, e para benefícios para a pecuária, agricultura, psicultura e entre outros.


“Nós sabemos que necessitamos da água, esse comitê, a criação dele é importante por que vamos ter a certeza que essas áreas vão poder receber uma água de qualidade, vão poder se beneficiar de uma forma direta da nossa água”, frisou.


Outra conselheira empossa foi a Nelielma Souza Miranda,do município de Pedra Branca do Amapari, ela relatou que está com grandes expectativas com a criação do comitê.

“A gente que trabalha com agricultura, que planta, nós precisamos de irrigação, também tínhamos muitas dificuldades de tirar licenciamento, e hoje, com essa oportunidade, nós que estamos lá na ponta, e eu creio que muitas mudanças virão pra nós, com certeza manter a qualidade de vida e expandir esse conhecimento, a Sema, é uma parceira nossa, ela está trabalhando, fazendo um trabalho para que nós tenhamos o conhecimento do que é melhor para a gente”, explicou.


Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o comitê conta com 14 representantes do Poder Público, 14 da sociedade civil e 14 do segmento de recursos hídricos, que são pessoas físicas ou empresas que se utilizam da água para fins econômicos. Cada membro é responsável pela melhor forma de gerir o uso dos recursos hídricos, incluindo a regulamentação e a cobrança de taxas.


A iniciativa do Governo do Estado visa combater práticas ilegais que possam prejudicar rios e igarapés e, assim, garantir a proteção dos recursos promovendo qualidade de vida à população.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page