Com mais de 300 agentes envolvidos, Governo do Amapá garante segurança durante seis noites de Arraiá do Povo
- perolapedrosa7
- 2 de jul.
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

O Arraiá do Povo mais uma vez foi sucesso de público e reuniu quadrilheiros de todo o estado e apaixonados por festas juninas durante seis dias na estrutura montada no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Amapá, na zona norte da capital.
Para garantir a tranquilidade do público durante toda a programação, o Governo do Amapá realizou um planejamento de segurança com mais de 300 agentes por noite, entre policiais militares e bombeiros.
Com um efetivo diário de cerca de 200 policiais militares, o evento contou com várias frentes de policiamento. Na parte interna, várias equipes espalhadas pelo local fizeram o patrulhamento a pé, garantindo maior proximidade com o público e resposta rápida, além de monitoramento por câmeras e drones, como explicou o tenente coronel Bittar.

“Durante esses dias anteriores nós não tivemos incidentes mais graves. Tivemos pequenas confusões, princípios de briga, de vias de fato, mas a Polícia Militar atuou rapidamente e conteve esses pequenos incidentes, mas ocorrências graves, nenhuma no evento. A Polícia Militar está atuando com cerca de 200 policiais militares, divididos entre a maioria na parte interna. E uma parte externa, que é o pessoal de trânsito, orientando o fluxo de veículos na Tancredo Neves e também orientando os estacionamentos, sendo que nos estacionamentos nós temos policiais fazendo a segurança dos veículos. E propriamente dito dentro do ambiente das quadrilhas, o ambiente interno, nós temos várias patrulhas distribuídas dentro do evento. O ambiente não é grande, então tem bastante conhecimento. O ambiente está bem policiado e seguro”, explicou Bittar.
Para garantir a segurança dos condutores, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) esteve durante todos os dias de evento realizando a sensibilização dos motoristas, através da Escola Pública de Trânsito, comentou o coordenador de campanhas educativas, Nélio Gonçalves.
“Estamos todos os dias, desde o começo do forró trazendo uma integração entre a Escola Pública de Trânsito, a Lei Seca, e também o pessoal do Registro Nacional de Carteira de Habilitação que estão aqui presentes. Em todas essas noites, a gente conseguiu abordar tanto os pais, quanto as crianças, trouxemos um jogo educativo, onde há essa interação da criança também com os pais. Então o Detran está integrando a sociedade, está garantindo a segurança. O Detran também disponibilizou o estacionamento do órgão para que todas as pessoas que vierem para o forró possam estacionar gratuitamente lá. É o governo do Estado trabalhando essa integração, é um pedido do governador Clécio Luís para que a gente pudesse realmente fazer o forró diferenciado com segurança e responsabilidade no trânsito também”, garantiu Gonçalves.

A administradora Carolina Silva levou a família para assistir às apresentações, e disse que se sentiu muito confortável e segura durante o evento.
“Então eu vim com a minha família, meus pais, minha sobrinha, meu irmão, e nós estamos achando muito bacana o Arraiá do Povo, a segurança aqui tá muito boa, a Polícia Militar tá aqui se fazendo presente, então tá muito legal, tá tudo muito bonito, parabéns ao Governo do Estado por estar proporcionando esse evento para a população”, afirmou Carolina.
Durante todos os dias de programação, o Corpo de Bombeiros também atuou com um plano estratégico de segurança para garantir o bem-estar do público. A operação conta com mais de 150 militares mobilizados diariamente, divididos em turnos e contraturno, para oferecer suporte emergencial em casos de sinistros, como tumultos, desmaios, quedas e mal súbito.

A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebeu seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
コメント