Marcelo Guido
Unindo saúde e ciência, a plataforma “RevNotifica” foi lançada na segunda-feira, 16, com apoio do Governo do Amapá, para monitorar casos de Alzheimer e Parkinson em todo o estado.
Pioneira no Brasil, a solução inovadora busca coletar dados precisos para embasar políticas públicas e melhorar o acompanhamento e a qualidade de vida dos pacientes e familiares.
Desenvolvida em um ano e meio pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), a iniciativa reúne informações sobre causas, sintomas, diagnóstico e tratamento, além de funcionalidades como um mapa interativo que mostra a distribuição de casos por município, com dados individuais dos pacientes, incluindo histórico de saúde e evolução das doenças degenerativas.
A plataforma, disponível na internet em formato de site, permite que pacientes, cuidadores e profissionais de saúde notifiquem casos e gerem relatórios para avaliação epidemiológica.
Os últimos dados disponíveis sobre a doença de Parkinson são de três anos atrás, fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS), e foram registrados apenas por meio de internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso deixa de fora os casos iniciados em casa, dificultando a prevenção de sequelas e o acompanhamento mais efetivo.
A pesquisa que deu origem à plataforma contou com a orientação da professora e doutora Lorane Hage Melim, a coorientação do doutor e professor de Ciências da Computação Rafael Pontes, e a contribuição da bolsista de iniciação científica Gabrieli Oliveira.
A plataforma é um desdobramento do projeto de extensão “Reviver”, que há seis anos leva atendimento multiprofissional aos pacientes.
Comments