Com apoio do Estado, encontro sobre cirurgia metabólica, diabetes e obesidade acontece no Amapá
- svioalmd4
- 27 de mar.
- 3 min de leitura
Marcelo Guido

Durante três dias, pesquisadores e especialistas de várias partes do Brasil e do mundo estão se reunindo no Amapá para discutir e apresentar novas tendências e tecnologias no tratamento e combate à obesidade e diabetes. A programação faz parte da edição do “Metabólica Amapá 2025”, que está ocorrendo de 26 a 28 de março, com o apoio do Governo do Estado.
No Amapá, o programa “Barisus” do Governo do Estado está proporcionando uma mudança significativa na vida de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é fundamental no combate à obesidade e às doenças metabólicas no estado e já alcançou mais de 400 pessoas, não apenas com a cirurgia bariátrica, mas também com acompanhamento multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional do paciente.
A enfermeira Ellen Suelen, responsável técnica do Ambulatório Barisus, fala sobre os atendimentos promovidos e a história do projeto.
“O Ambulatório Barisus foi criado em 2021, com um projeto do coração do Dr. Vinícius, que fez o projeto por ser cirurgião bariátrico e recebia muitas solicitações de cirurgias bariátricas. E aí repassou ao governo, mostrou ao governo do estado e o governo se interessou. Então, iniciou em 2021 como um programa de cirurgias bariátricas, com recurso de emendas parlamentares. Em 2022, ele sofreu uma paralisação e somente em 2023, em outubro de 2023, reabriu, reiniciou com uma lista, à época tinha uma lista de 740 mais ou menos pacientes na lista de espera. Em 2023 foram realizadas 30 cirurgias, que foi reiniciado em outubro, e de outubro a dezembro foram 30 cirurgias. A partir de 2024, como nós tínhamos uma lista de espera bem grande, o Barisus tomou um novo corpo, uma nova proposta, onde foi implementado um fluxo de atendimento desses pacientes, e em 2024 foram realizadas 271 cirurgias bariátricas. Ou seja, foram 271 pessoas atendidas”, contou.
Ellen informou ainda sobre o número de pessoas já atendidas pelo programa em 2025.
“Em 2025, de janeiro até agora, já foram realizadas 60 cirurgias, que são contratualizadas. O governo contratualiza através de um contrato com o Hospital São Camilo. Sendo que o Barisus tem toda uma equipe multidisciplinar, onde nós temos desde a triagem, a recepção da triagem, nutricionista, serviço social, fisioterapia, terapeuta motora e respiratória, endocrinologista, clínico geral, cardiologista e os cirurgiões gerais, que nós temos três cirurgiões no Barisus”, informou.
O idealizador do projeto, Dr. Vinícius Reis, contou sobre sua expectativa para o encontro.
“Muito bem, estamos aqui no Hospital São Camilo, na sétima edição do Congresso Metabólica MAPA, edição 2025, onde recebemos aqui cirurgiões de todo o Brasil e do mundo afora, de vários continentes, onde tratamos de temas relacionados à obesidade, como diabetes e doenças associadas à obesidade. É um evento que contempla a programação científica, discutindo os principais pontos a serem tratados sobre as doenças que relatei ainda pouco, e também temos a oportunidade de operar pacientes que estão programados para esse tipo de procedimento voltado para a obesidade e para o diabetes, as doenças associadas à obesidade. Realizaremos, nesse intervalo de tempo, aproximadamente 40 cirurgias com pacientes que chegam a quase 300 quilos e pacientes diabéticos graves que usam insulina em altas doses. É uma satisfação poder ter o apoio do governo nesse evento e do Hospital São Camilo e esperamos que o ano de 2026 seja ainda melhor”.

Durante o encontro, os médicos do programa realizarão cerca de 40 cirurgias que poderão ser acompanhadas ao vivo pelos participantes. Todo o trabalho é coordenado há pouco mais de quatro anos pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O encontro está ocorrendo no auditório do Hospital São Camilo, em Macapá, das 8h às 18h.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments