Centro de Radioterapia do Amapá celebra alta do primeiro paciente
- perolapedrosa7
- há 3 minutos
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

O som que ecoou na tarde desta sexta-feira, 9, no Centro de Radioterapia do Amapá, foi mais do que um simples toque, simbolizou esperança, superação e um novo capítulo na saúde pública do estado.
O momento marcou a alta do primeiro paciente atendido pela unidade, um marco histórico para o Amapá. Seu João Cardoso Barbosa, de 73 anos, começou o tratamento há 6 anos e foi o primeiro paciente a concluir o tratamento no Centro de Radioterapia, falou sobre a luta contra a doença, a acolhida recebida pela equipe de saúde e a alegria de poder tocar o sino da vitória ao lado da família.
“Eu estou me sentindo muito bem de estar finalizando hoje o meu tratamento. Depois de uma batalha de seis anos que eu passei, já fiz químioterapia, e agora eu estou terminando a minha radioterapia. Estou me sentindo bem, fui bem tratado aqui em Macapá. Aqui na radioterapia o pessoal foi muito legal, muito bacana mesmo, faz o tratamento bem feito e não tem por que me queixar. Hoje estou finalizando e para mim é só glória”.

O gesto, tradicional em centros oncológicos de todo o mundo, representa o fim de um ciclo difícil e o início de uma nova jornada. Familiares, profissionais da saúde acompanharam, emocionados.
O governador do Amapá Clécio Luís, destacou a importância do Centro de Radioterapia para garantir dignidade, cuidado e tratamento humanizado à população amapaense.
“É algo que representa muito para a história da Unidade de Saúde e para essa família desse paciente. Nós inauguramos aqui dia 5 de dezembro com uma grande festa anunciando para todo mundo que o Amapá já tinha o seu primeiro centro de radioterapia. No dia 15, o Sr. João já começou o tratamento dele aqui. E aqui ele recebeu o melhor atendimento. Por isso que é tão emocionante e ele foi o primeiro a tocar esse sino aqui, que é muito significativo quando o paciente sai, ele sai, toca o sino como sinal de esperança, de fé e de cura”.

A secretária de Saúde do Amapá, Nair Mota, enfatizou que a alta do primeiro paciente simboliza o esforço coletivo de profissionais.
“Isso é uma vitória do SUS, é uma vitória dos nossos profissionais de saúde, mas principalmente do nosso paciente SUS, que veio buscar esse tratamento”.
O Centro de Radioterapia do Amapá oferece acesso a serviços de alta complexidade, reduzindo o deslocamento de pacientes para outros estados e oferecendo tratamento humanizado e com mais esperança para centenas de amapaenses que agora podem lutar e vencer o câncer sem sair do Estado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
