top of page

'Central do Enem' inicia aulas em 12 escolas-polos de Macapá e Santana

Janete Carvalho


ENEM


As aulas acontecem no contraturno, e o lanche dos alunos, assim como todo o apoio educacional, está garantido pela Seed
As aulas acontecem no contraturno, e o lanche dos alunos, assim como todo o apoio educacional, está garantido pela Seed

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) deu início, nesta semana, à Central do Enem. O projeto atende 12 escolas dos municípios de Macapá e Santana, alcançando 2 mil alunos. A Central tem como objetivo auxiliar os estudantes que estão concluindo o ensino médio a se prepararem para o exame, que ocorre no final do ano e os ajudará a ingressar em uma universidade pública do país.


Os professores participantes são especializados na prova e, além do conteúdo, apresentam dicas de como realizar a avaliação. Renata Oliveira, professora de Língua Portuguesa, enfatizou que dedicação é a palavra-chave que estará presente com ela durante as aulas.


“A gente está com uma equipe muito preparada, sem falar que eles estão garantindo uma ótima preparação dos professores que virão em cada aula. Estarei com eles, dando suporte no horário de aula, e qualquer dúvida que eles venham a ter, eu vou estar presente todo o tempo. Eu vou estar na escola dando o suporte que os alunos precisarem, tanto em redação como em alguma disciplina afim.”


O projeto conta com uma metodologia diferenciada. Maria Cláudia, gerente do Núcleo do Ensino Médio da Seed, explicou que a Central do Enem funciona por ciclos e eixos temáticos, de acordo com as áreas do conhecimento cobradas na avaliação nacional.


“Nós trabalhamos por área, os alunos não têm um componente. As aulas acontecem ao mesmo tempo: o professor de História trabalha junto com o professor de Geografia; o professor de Língua Portuguesa trabalha com o professor de Redação, porque essa percepção de trabalhar o tema por área é exatamente como o Enem cobra. Nós fazemos essa preparação para que o aluno, no dia da prova, não fique perdido. Ele já sabe que é um tema que é trabalhado por todos os componentes dentro da prova.”


A coordenadora explicou que as inscrições já foram feitas, porém algumas escolas-polo ainda podem disponibilizar vagas.


“As inscrições foram feitas na semana anterior, nas escolas-polo. Os alunos do terceiro ano acabam tendo o número exato de inscrições, mas quem é egresso da comunidade e realmente queira fazer essa preparação para o Enem pode procurar a escola-polo mais próxima. Nós temos Nilton Balieiro, no Marabaixo; Cecília Pinto, no Muca; Maria Neuza, no Jardim. Então, nós temos as escolas-polo em vários bairros para facilitar o acesso ao aluno. Você pode procurar a Ester Virgulino ou a Raimunda Virgulino. Ainda há vagas! Tem como participar da Central do Enem. Faça a inscrição e venha com a gente fazer essa preparação para o Enem 2025.”


A Central do Enem é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Este ano, será ampliada e também contará com "aulões" preparatórios em municípios como Mazagão, Laranjal do Jari, Oiapoque, Amapá e Bailique, garantindo que mais estudantes tenham acesso ao reforço educacional. As aulas acontecem no contraturno, e o lanche dos alunos, assim como todo o apoio educacional, está garantido pela Seed. Veja também nas nossas redes sociais:

Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page