top of page
720X450.gif
Buscar

Ceia de Natal regional conquista espaço nas mesas e movimenta a economia local

  • svioalmd4
  • há 4 horas
  • 3 min de leitura

Janete Carvalho


CEIA REGIONAL
A valorização dos sabores e ingredientes típicos da região tem conquistado destaque nas mesas familiares
A valorização dos sabores e ingredientes típicos da região tem conquistado destaque nas mesas familiares

Para quem busca inovar ou fugir do cardápio tradicional de Natal, a ceia regional surge como uma alternativa criativa e cheia de significado. A tendência tem ganhado destaque nas mesas das famílias ao valorizar sabores e ingredientes típicos da região.


Pratos elaborados com peixes, frutas, ervas e temperos locais agora convivem com receitas clássicas da data. Esses produtos podem ser encontrados não apenas nos supermercados, mas também nas feiras livres, fortalecendo a produção local e oferecendo variedade aos consumidores.


Pratos com peixes, frutas e temperos regionais se somam às receitas clássicas de Natal, disponíveis em supermercados e feiras livres, fortalecendo a produção local.
Pratos com peixes, frutas e temperos regionais se somam às receitas clássicas de Natal, disponíveis em supermercados e feiras livres, fortalecendo a produção local.

A consumidora Ângela Cristina afirmou que pretende aproveitar os produtos da feira para preparar pratos saborosos e cheios de identidade regional, tornando a ceia ainda mais especial para a família.


“Lá em casa não falta a maniçoba todo ano eu faço, a gente come no Natal, no ano novo, no outro dia, e fica paro resto do mês, e eu faço torta de cupuaçu que não pode faltar. Nós somos ricos nessas frutas, a gente tem que valorizar muito, porque em outras cidades não tem, pelo menos quando eu viajo daqui, eu levo".

Além de impulsionar a economia local e valorizar produtores, pescadores, agricultores familiares e feirantes, a procura pelos produtos gera expectativa em boas vendas, com destaca Alderi Rosa, Alderi Rosa Ferreira, agricultor da comunidade do Corre Água, região do Pacuí.


“O consumidor, se ele quiser fazer um diferencial na sua mesa, além de levar uma coisa de qualidade, ele está ajudando o agricultor. Eu acredito nas vendas, hoje eu estou vendo a feira como um bom movimento, estou bem animado e espero que a gente consiga vender tudo o que trouxemos".

Maria Leão Lopes, vendedora de polpas de frutas, ressaltou que os produtos são essenciais para o preparo das sobremesas. A procura crescente por sabores regionais dá um toque especial à ceia.


“A população não abre mão do cupuaçu e do maracujá pra fazer as sobremesas, a taça da felicidade, o creme de cupuaçu, a torta, o maracujá é para o mousse, o recheio de bolo, é sempre procurado, graças a Deus, a venda é o recorde em dezembro e temos muitas polpas para proporcionar essa venda para o povo”.

Conforme a feirante Eulália Tavares, a vantagem das feiras é que se encontra de tudo um pouco e a preços acessíveis.


“Todo ano já é certo, porque faz parte da nossa cultura, a maniçoba, o jambu, o tucupi, a pimentinha de cheiro, e geralmente nesse período as vendas aumentam por conta da procura por esses produtos, e você que está procurando verduras, e produtos para fazer a sua ceia de Natal, venha até nós que estamos disponíveis com muita novidade, temos até o chocolate em pó, feito da semente do cacau. Então, pode chegar que aqui tem tudo pra você fazer a sua ceia de Natal”.

As feiras livres de Macapá oferecem produtos regionais variados e com preços acessíveis, ideais para a ceia de fim de ano. Além de fortalecer a economia local e gerar renda, esses espaços permitem que a ceia regional fique ainda mais especial, dependendo apenas da criatividade de cada família.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page