Marcelo Guido
A Febre Oropouche é transmitida pelo mosquito maruim
Foram registrados novos casos da Febre Oropouche no Amapá, transmitida pelo mosquito maruim, após 14 pessoas testarem positivo para a doença em Calçoene na região de garimpo no Distrito do Lourenço.
Após a confirmação desses casos, outros três foram confirmados em Mazagão, dois em Santana e um em Macapá, importados de outros locais. Os dados são da Superintendência de Vigilância e Saúde do Amapá (SVS).
Os registros da doença foram feitos apenas em áreas rurais. Não há registros na região urbana ou de uma piora da situação dos pacientes que estão sendo monitorados.
Segundo a SVS, será lançada futuramente uma nota técnica no Estado do Amapá, para que os casos sejam notificados em tempo real, informando a população, e para as medidas em tempo oportuno.
A SVS orienta que, para prevenir a doença, deve-se evitar áreas com muitos mosquitos, é preciso usar repelente com frequência e usar roupas que cubram a pele. Além de remover ambientes que facilitem a proliferação do vírus, como água parada e outros.
Sintomas da Doença
Febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular e dor articular, tontura, dor atrás dos olhos, calafrios, náuseas e vômitos. A doença é transmitida pelo mosquito-pólvora ou maruim ou borrachudo, que leva o nome científico Culicoides Paraensis, que tem sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya.
コメント