Anita Flexa
Programação conta com uma série de eventos diversificados
A 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá, com o tema "Seu voto. Nosso futuro.", destacará a importância da participação política da comunidade LGBTQIA+. O evento deste ano tem como objetivo fomentar a reflexão sobre as escolhas eleitorais e seu impacto no futuro da sociedade, além de estimular a luta por políticas públicas inclusivas e a garantia de direitos fundamentais. A festividade conta com as apresentações de Carol Conká e Lia Clark.
O Mês da Diversidade, promovido pela sociedade civil com o apoio do Governo do Amapá, está repleto de eventos socioculturais, de saúde e de empreendedorismo voltados para a população LGBTQIA+. De acordo com Joaquim Gatz, coordenador do evento, a programação inclui uma série de atividades que visam promover e celebrar a diversidade em todas as suas formas.
O coordenador reforça também a importância da escolha do tema deste ano as eleições municipais, que segundo ele, é quando se compreende o papel político-social junto à comunidade LGBT.
“É o momento que a gente tem de discutir, de trazer essa discussão, de colocar na cabeça daquele público LGBT que está ali, principalmente do público jovem, a importância da participação dele nesse processo eleitoral. É esse momento, que é o áudio do nosso processo democrático, que é a escolha dos nossos representantes, em que a gente pode fazer alguma diferença pela nossa própria comunidade”, conclui Gatz.
Este ano, o evento contará com a participação especial de Silvana Duarte, conhecida como Mãe da Diversidade, e Rodolfo Vale, deputado estadual do Amapá como madrinha e padrinho da festividade respectivamente.
A programação vai contar também com a Marcha das Mulheres LGBTI de Macapá, que são de mulheres lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais e intersexos, ela está nesse ano, na sétima edição, ela vem fazendo parte também da 24ª Parada do LGBT de Macapá. Joanne Costa, coordenadora de Cultura da Parada fala sobre o evento e o tema deste ano.
“Nós temos o tema, vote consciente, não apague a gente, que é justamente para trazer também essa demanda de visibilidade da luta das mulheres, visibilidade da vivência, de toda a luta por garantia de direitos, sobre a igualdade, sobre a questão dos respeitos, as orientações sexuais, a identidade de gêneros, buscando espaço na sociedade, nos que possam, e justamente de combate a todos os tipos de violência”,a firma Joanne.
Segundo André Lopes Presidente da Comissão Especial de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Amapá, a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá promete ser também um fomento para a economia do estado, gerando empregos e o eixo turístico.
“O governo do estado do Amapá vai estar arcando com mais de 30 atrações locais e a gente tem a certeza que a parada do orgulho LGBT a partir desse ano ela é uma virada de chave, ela é uma virada de chave para que a gente possa ter de fato uma parada. Que possa gerar economia para o Estado do Amapá e também continuar fazendo o que sempre fez, lutar pelos direitos humanos dessa população, que infelizmente, mesmo com todo o apoio do Governo do Estado do Amapá, ainda sofrem de discriminação, LGBTQ e fobia, então vamos todos para a programação da vigésima Parada de Orgulho LGBT que começa amanhã na quarta da diversidade, na quarta Lilás, e aí você tem uma programação inteira”, conclui André.
A celebração deste ano incluirá uma série de eventos programados ao longo de uma semana, são eles:
• Complexo da Diversidade (31/08/2024
• Quarta Lilás (01/08/2024)
• Parada Preta e Feira da Diversidade (02/08/2024)
• Marcha das Mulheres LBTI+ (02/08/2024)
• TransFest (04/08/2024)
• Marcha da Diversidade - XXIV Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá (04/08/2024)
A concentração da Parada será às 15h no Complexo do Araxá, com saída às 16:30h. O evento contará também com o Palco da Diversidade, onde apresentações e celebrações ocorrerão ao longo do dia, finalizando com os shows das cantoras Carol Conká e Lia Clark.
Comentarios