Jamile Moreira

Com um público animado e cheio de energia, o tradicional Carnaval do Povo 2025 chegou ao fim neste domingo, 2 de março, na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá. O evento, que já é um marco na cultura local, celebrou 41 anos de história com uma programação vibrante, repleta de atrações musicais e momentos memoráveis.
A noite foi embalada pelo som do DJ Ailson Lopes, seguido pelas performances contagiantes da Banda Chocolate com Pipoca e da Banda Placa. Além da música ao vivo, o público pôde acompanhar a transmissão da premiação do Oscar 2025 em um telão, unindo a magia do cinema à alegria do Carnaval.
A secretária adjunta de Cultura do estado do Amapá, Marina Beckman, fez uma avaliação positiva da temporada 2025 do Carnaval do Povo e ressaltou que além de promover a cultura, gerou renda e promoveu o empreendedorismo.
“Avaliação super positiva, a retomada desse projeto, mais um ano. Foram quatro edições, começamos com o show da Elba Ramalho, mas também a Banda Placa, trazendo toda essa nostalgia, toda essa alegria, um público muito familiar, um público adulto e muito diverso. Todo mundo se divertiu muito. E para a gente apoiar projetos e fomentar projetos como esse da Banda Placa, é muito significativo, muito importante, porque aí a gente aquece a economia local, traz renda para o empreendedor, que estão aqui, comerciantes e empreendedores, e uma noite muito especial, uma noite pra pulsar a nossa grande cultura”.
Com entrada gratuita e acessível a todas as idades, o Carnaval do Povo é um verdadeiro exemplo de inclusão e celebração da cultura popular. Idealizado pelos irmãos Carlitão e Álvaro Gomes, o evento mantém viva a tradição carnavalesca do Amapá, com um repertório musical que atravessa gerações e atrai milhares de pessoas todos os anos.
Carlitão Gomes, um dos idealizadores do evento, destacou a energia do público e a importância de manter viva a tradição do Carnaval do Povo.
“Esse é um projeto que foi criado praticamente em 1984, a gente sempre tinha a intenção de trazer um divertimento para as pessoas, que elas pudessem vir com a família, com as crianças, com os filhos. E aos poucos a gente foi conquistando a confiança do público, e graças a Deus, o projeto foi andando, foi passando, foram crescendo as gerações, que nos viram aqui bem criança. Hoje já estão aqui se divertindo todo mundo, com família, com filho, isso pra nós é muito bom porque de repente você traz uma proposta dessa onde era o que faltava pra comunidade, que nós chamamos de inclusão. Acho que a gente cumpriu mais uma etapa de forma positiva”.

A edição de 2025 contou com o apoio do Governo do Amapá e dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, reforçando o compromisso com a preservação das raízes culturais e o fomento à economia local. Após uma pausa, o evento foi retomado em 2024 pela Associação Musart, que promove a produção cultural e artística no estado.
Mais do que uma festa, o Carnaval do Povo é um símbolo de resistência e alegria, que mantém viva a chama da cultura popular amapaense. Com muita música, dança e integração, o evento encerrou mais um capítulo de sucesso, deixando o público com saudades e já na expectativa para a próxima edição. Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comentários