top of page

Carnaval 2025: Maracatu da Favela já está comercializando suas fantasias

Pérola Pedrosa


CARNAVAL MARACATU

Produção de adereços e fantasias no barracão da Maracatu da Favela
Produção de adereços e fantasias no barracão da Maracatu da Favela

Faltando quase 30 dias para o desfile das escolas de samba do Amapá, a Maracatu da Favela já está a todo vapor na produção dos adereços e fantasias. Este ano, a escola traz o enredo “Amazonizar: O olhar do poeta Joãozinho Gomes em Verde e Rosa”.


Como dizem os componentes da escola, eles vão para a avenida Ivaldo Veras “amazonizar”, levando as belezas da fauna e da flora da floresta, contadas nas obras do poeta. Segundo a jornalista e carnavalesca Roberta Gomes, cada ala da Verde e Rosa traz a referência de uma composição do artista Joãozinho Gomes.


“Nosso enredo, o olhar do poeta Joãozinho Gomes em verde e rosa, vamos fazer uma grande homenagem às obras dele, esse grande poeta, autor de Pérola Azulada, Jeito Tucuju, O Mal de Amor. Vamos destacar o quanto ele clama pela Amazônia, o quanto ele clama pela preservação, quando ele fala desse iglu, dessa morada, da música Pérola Azulada. Então nós vamos explorar nesse sentido. Vamos dar destaque ao Grupo Senzalas, onde ele estiliza o batuque, o Marabaixo. E obras como Mal de Amor, Sabor de Açaí e muitas outras, que são da composição de Joãozinho Gomes. Nós vamos amazonizar na avenida. Ele tem uma música chamada Futuro do Presente, onde ele verbaliza a Amazônia. Ele transforma a Amazônia num verbo, onde todos que fazem parte dela atuam nela. Então é nesse sentido que a Maracatu da Favela vem trazendo esse enredo”, destaca.

Serão 13 alas, das quais 10 serão comercializadas e 3 são da comunidade. O folião pode acessar as redes sociais da agremiação, onde são apresentadas as fantasias, seus valores e a forma de pagamento, ou pode procurar a lojinha da Maracatu, localizada na avenida Padre Júlio, no bairro Santa Rita. Os valores variam de R$ 150 a R$ 200.


Os ensaios da escola ocorrem de terça a sexta, a partir das 20h. Já na terça, quarta, quinta e sexta-feira, há ensaio-show. Roberta Gomes explica mais sobre a comercialização e os ensaios:


“Nossos ensaios de terça a sexta acontecem com a escola de percussão uma hora antes, a partir das 20 horas, e quando chega 21h30 iniciam os ensaios mesmo, que seguem pela noite. A partir desta semana, nós já vamos estar divulgando as nossas fantasias reais, as que vão para a avenida, para justamente a pessoa já ver como ela vai se fantasiar, já ver os detalhes tudo direitinho, nossas redes sociais, no nosso Instagram, nossas páginas do Facebook, com os devidos contatos”.

A Maracatu da Favela foi oficialmente registrada em 15 de dezembro de 1957, mas sua base surgiu 10 anos antes, como o bloco "Tricolores da Folia". A escola participou de todos os desfiles oficiais de carnaval, conquistando nove campeonatos, sendo o último título em 2013. Hoje, seu presidente é Sandro Macapá, o mestre de bateria é Euton Gomes, e os intérpretes são Luizinho e Roninho Caetano. O enredo é assinado por Roberta Gomes, Lucas Rodrigues e Alerrandro Monteiro.

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page