Marcelo Guido

A segunda-feira de carnaval é marcada pelo tradicional Futebol à Fantasia. Realizado a mais de 40 anos na praça da Conceição, a tradicional “pelada”, entre solteiros x casados do bairro do Trem, ganha ares carnavalescos, com muita irreverência e alegria e atrai espectadores de todas os lados e cantos da cidade para o gramado verde do campo.
Dondocas e Bonecas, capricham no visual, e fazem uma partida muito esperada por todos os adeptos da Associação Solteiros e Casados do bairro. O luxo dá espaço a irreverência, mas o brilho não se perde e as beldades entram em campo de forma singular.
A professora Alda, presidente da Associação conta com alegria como é organizar essa festa. “É a primeira vez que uma mulher está à frente de uma associação que tem mais de 60 anos e de futebol. É dizer que é uma vida muito longa de futebol, fantasia. É aquela data que desde segunda-feira, normal, hoje estaria tendo futebol, solteiros e casados”, informa.
Alda conta a história de como começou do futebol normal de solteiros e casados passou à fantasia com a partida denominada “Dondocas X Bonecas”. “Nosso saudoso Manga, Biroba, Luís Augusto, Pantaleão decidiram que desse dia o que nós iremos fazer? Futebol à fantasia. Casados e solteiros, dondocas e bonecas”, ressalta a nova presidente da associação responsável pelo evento.
O jornalista Costa Filho, participante da brincadeira é um dos organizadores da festa e falou sobre como é participar, ele que até a Quarta-Feira de Cinzas, está com sua uma identidade nova, a “Costete”.
“A finalidade é as brincadeiras, é brincar realmente todos os... Segunda-feira a Gorda de Carnaval, essa brincadeira tão gostosa, que foi criada pela Associação Solteiros e Casados, quando toda segunda-feira nós temos a pelada tradicional que é Solteiros e Casados, e aí caímos no Carnaval e eles começaram a jogar de um lado dondocas, do outro lado bonecas. E aí começou essa tradição há 40 anos atrás e até hoje estamos aí. É o que menos importa é o placar, essa brincadeira”, contou Costa.
Dentre muitas ações promovidas durante o dia, a solidariedade também se faz presente, com a distribuição de cestas básicas para alguns participantes, os empreendedores também estão lá, com muitos comerciantes fazendo um extra.

Antes da partida, as “jogadoras” fazem um desfile para mostrar a fantasia, com toda uma performance carnavalesca. Depois ocorre a partida de futebol, o placar como já dito, não faz diferença nenhuma, o que vale é o desfile de alegria, brilho e irreverência que Bonecas e Dondocas proporcionam para todos os que se propõem a participar da tradicional festa.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
留言