top of page
Buscar

Caravana Jari: Projeto Marabaixando pelo Amapá leva tradição ao Vale do Jari

  • svioalmd4
  • 7 de abr.
  • 2 min de leitura

Texto: Janete Carvalho

Narração: Marcelo Guido


MARABAIXO

O objetivo do projeto é incentivar a formação de grupos de marabaixo nessas comunidades, visando preservar, manter e expandir essa tradição nos municípios
O objetivo do projeto é incentivar a formação de grupos de marabaixo nessas comunidades, visando preservar, manter e expandir essa tradição nos municípios

As visitas aconteceram nas comunidades de São José, no Laranjal do Jari, e Itapereira, em Vitória do Jari. O projeto tem como objetivo estimular a criação de grupos de marabaixo nessas comunidades para salvaguardar, manter e ampliar essa tradição nos municípios.


A secretária estadual de Cultura, Clícia Di Miceli, deu detalhes das ações.


"Fizemos agendas com artesanato, povo de terreiro, parteiras tradicionais, são várias ações para dialogar com os fazedores de cultura. Nesse momento agora, e o ponto alto da visita a esses dois municípios e implementar o projeto Marabaixando pelo Amapá inteiro, que é uma forma de consolidar essa identidade cultural do povo mapaense, então entregamos um kit em Laranjal do Jari, e agora vamos fazer essa entrega aqui em Vitória do Jari. Esse kit contém caixa de Marabaixo, a indumentária com todos os acessórios, a gente oferece oficina para os interessados e a partir desse contato eles formam um grupo e passam a trabalhar com essa temática da nossa identidade que é o marabaixo".

Maria Josinete, presidente da Associação Quilombola Mestre Biló, do Quilombo Tapereira, expressou a satisfação de receber os kits de marabaixo.


"Vamos receber o instrumento da Secretária de Cultura, que doou pra gente, é um prazer muito grande para nós que a gente nunca teve essa oportunidade, e graças a Deus que hoje nós estamos tendo essa oportunidade".

A presidente da Fundação Marabaixo ressaltou que outra ação importante durante as visitas foi o encontro com as comunidades de matriz africana.


"Outro grande encontro foi com as comunidades de matriz, africana e povos terreiro, onde o governo do Estado, através do diagnóstico, veio trazendo uma colônia, uma intolerância religiosa, racismo religioso, e também fez a escuta do projeto terreiro legal, é terreiro protegido. E no Vale do Jari, nós temos uma organização, porque os terreiros são espaços sagrados que cuidam de pessoas também. E lançamos o agricultor ancestral, que já veio para a terceira edição agora no Vale do Jari. Então, são uma gama de trabalhos, de projetos. Visitamos os projetos contemplados no edital Mainduça, que foi lançado ano passado, e que contemplou pelo Amapá inteiro, 31 projetos, e aqui no Vale do Jari, teve três projetos contemplados. Então, esse é o começo no Estado do Amapá".

O projeto Marabaixando pelo Amapá inteiro integra ações de governo realizadas no Vale do Jari, que tiveram início na última sexta-feira, dia 5 de abril.



Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page