Caravana Jari: Famílias de Laranjal do Jari recebem 122 títulos definitivos de terra
- Jolinda Ferreira
- 5 de abr.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Com a proposta de garantir segurança jurídica e dignidade para famílias que há décadas aguardavam pela regularização de suas propriedades, o governador Clécio Luís realizou neste sábado, 5 de abril, a entrega de 122 títulos definitivos de terra no município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá.
A ação, coordenada pelo Amapá Terras, representa a concretização de um sonho antigo de centenas de moradores do loteamento Portal da Amazônia.
Durante a solenidade, o diretor-presidente do Amapá Terras, Reneval Tupinambá, destacou o esforço coletivo que tornou possível a entrega dos títulos já registrados em cartório:
“É um momento histórico. O loteamento existe há 25 anos e nossa equipe vem trabalhando desde essa época para regularizar essa área que era da Prefeitura, mas o Estado negociou. E desde então, a gente vem trabalhando, cadastrando as famílias, regularizando os dados no cartório do loteamento para que pudéssemos entregar o título já registrado. Então, hoje, essas 122 famílias estão recebendo esses títulos, devidamente registrados, o cartório, todo custeado através do investimento do governador Clécio, para que isso se tornasse realidade. Um trabalho conjunto com a Prefeitura, com o cartorário daqui de Laranjal do Jari, que também não mediu esforços para que isso acontecesse, e hoje, terminando com essa entrega aqui, foi realmente sensacional.”
Entre os beneficiários, a emoção tomou conta de quem aguardava há anos pelo título definitivo. A moradora Luciene Moura não conteve a alegria:
“Esperei cinco anos e agora estou feliz porque o governador Clécio veio finalizar e trazer para a gente, ter o direito em nosso lar e em nossas casas.”
Outra moradora que recebeu o documento foi Maria José Pantorja de Souza. Ela fez questão de agradecer ao governo do Estado pelo título.
“Muito feliz, muito feliz mesmo. Sem palavras, esperando 20 anos por esse título. Muito feliz mesmo. Agora ele saiu. Saiu, graças a Deus. Agradecer, todos. Agradecer primeiro a Deus e depois ao governador”.
A entrega dos títulos reforça o compromisso do Governo do Estado em promover justiça social e fortalecer o direito à terra para famílias que vivem e produzem em áreas há muito tempo desassistidas. Com o título em mãos, os moradores passam a ter acesso facilitado a políticas públicas, linhas de crédito e podem viver com mais tranquilidade e dignidade.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments