Caravana Jari: Corrida da Mulher 2025 movimenta Laranjal com recorde de público, empoderamento e geração de renda
- svioalmd4
- 6 de abr.
- 3 min de leitura
Marcelo Guido

O evento, que já é tradição no município, ocorreu na tarde de sábado, 5, e levou mais de 7.500 mulheres inscritas, tornando-se a maior mobilização feminista do Norte do Brasil. A edição de 2025 teve como tema “Charmosas e Destemidas” e percorreu as ruas e avenidas de Laranjal, levando empoderamento e conscientização.
Padrinho desta edição, o governador do Estado, Clécio Luís, destacou a importância do evento. Em sua fala, o chefe do Executivo ressaltou a relevância de iniciativas como esta, tanto na área social quanto na econômica.
“Um sucesso total, agora eu confesso, é o terceiro ano consecutivo que a gente patrocina, é a nona edição da corrida, Mas essa, ela superou todas as expectativas, todas, todas, todas, imagina, foram 7.500 mulheres com o kit correndo mesmo E mais as que vieram na pipoca, tem umas 10.000 mulheres correndo aqui no Laranjal do Jari. A mulherada invadiu e tomou conta do Laranjal , está esse mar feminino aqui, esse mar de mulheres muito bacana E olha, além da festa, da que a gente tem algo assim tão importante quanto, que é o que gerou empregos, aumentou a renda muita gente trabalhando, os ambulantes vendendo seus produtos, hotéis lotados, hotéis lotados do outro lado em Monte Dourado, tudo ocorrendo bem, tá valendo muita pena porque além da corrida, da obrigação gerou empregos, gerou renda, gerou visibilidade para as mulheres e para Laranjal do Jari”, contou.
Madrinha do evento, a presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputada Aline Serrão, disse que a grandiosidade da prova não é destaque só no Amapá, mas também em toda a região Norte do Brasil, e agradeceu o apoio do Governo do Estado.
“Mais um ano de sucesso espetacular, uma corrida espetacular só para mulheres. Nós ultrapassamos a marca de 7.500 mulheres inscritas, mais mil mulheres aí na pipoca, essa prova explodiu aqui em Laranjal do Jari , a maior prova, o maior evento do Amapá, do norte, da Amazonia, e a gente só pôde fazer esse evento porque nós tivemos apoio do Governo do estado do Amapá, Governador Clécio muito obrigado por apoiar a política das mulheres, as causas das mulheres aqui no Amapá”, disse.
Emocionada, a participante Valeria Freitas, que debutou na prova, agradeceu pela sua medalha.
“Aqui foi a primeira vez, foi muito emocionante foi por debaixo de chuva, quando mas ‘cheguemos’ lá, ganhei a minha medalha, a primeira medalha, a 9º corrida da mulher, estou muito grata pelo nosso Governador, nossa presidente Aline, nosso Prefeito Teddy, e é isso aí!”
A prova foi dividida em geral (5 km) e parcial (3 km). O resultado final ficou assim:
Na parcial:
1 – Odiane da Silva Freitas
2 – Letícia da Conceição Ferreira
3 – Edivane Barbosa da Costa
No geral:
1 – Lenise da Silva
2 – Renilda da Silva Souza
3 – Jardelina Fernandes
Desde a sua primeira edição, em 2016, com apenas 500 participantes, a Corrida da Mulher cresceu significativamente e hoje é reconhecida como um símbolo de força, superação e união feminina. Em 2025, todas as participantes receberam medalhas como forma de reconhecimento e celebração. Para encerrar com chave de ouro, a festa ficou por conta das atrações musicais: a cantora amapaense Letícia Auoly e o artista nacional Léo Santana animaram o público, colocando todos para dançar e comemorar.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments