top of page
Buscar

Caravana Abril Azul leva inclusão e serviços gratuitos a pessoas com autismo no Amapá

  • svioalmd4
  • 11 de abr.
  • 2 min de leitura

Marcelo Guido


TEA

Organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a ação ofereceu apresentações culturais e diversos serviços gratuitos
Organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a ação ofereceu apresentações culturais e diversos serviços gratuitos

A ação tem como foco os familiares e os alunos da instituição, mas é aberta a todos os públicos. A atividade integra a programação da “Caravana Azul - Amapá de Inclusão”, em celebração ao "Abril Azul", mês dedicado à conscientização sobre o autismo, e aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11, no Centro Raimundo Nonato.


Organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a ação contou com apresentações culturais e uma série de atendimentos e serviços gratuitos à população, como emissão da carteira do TEA, CPF, cartão do SUS para pais e cuidadores de crianças com autismo, corte de cabelo, massoterapia, oficinas de robótica, planetário, rodas de conversa e espaço lúdico para crianças.


Nilzeth Mendes, diretora do Centro Raimundo Nonato
Nilzeth Mendes, diretora do Centro Raimundo Nonato

A diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzeth Mendes, falou sobre a expectativa da instituição em receber essas pessoas na escola.


“Nossa expectativa com essa ação que o Governo do Estado do Amapá está proporcionando para esse público, trazendo várias secretarias, oferecendo vários serviços, palestras, informativas, atendimentos ao público do Raimundo Nonato, é justamente aproximar esse público aos serviços que já são ofertados pelo Governo do Estado, mas que muitas vezes a comunidade encontra certa dificuldade em ter acesso, em chegar naquele local e quando a secretaria se dispõe a realizar esses serviços em loco, a comunidade se sente mais acolhida e de certa forma desperta essa facilidade de acesso. Aos serviços que já existem”, contou.

Ana Rosa, coordenadora do centro
Ana Rosa, coordenadora do centro

Ana Rosa, coordenadora do centro, falou sobre a visibilidade que esse tipo de ação gera.


“Primeiramente, visibilidade, creio eu, porque quando eles não têm que ir até as secretarias, essas secretarias, esses centros, eles vêm pra cá, faz com que eles sejam vistos, sejam atendidos, facilita a vida principalmente das famílias, dos pais, que muitas vezes não têm com quem deixar, e é também muito difícil essa logística de ir com um filho com algum transtorno ou com alguma deficiência, até porque a gente sabe que esses atendimentos eles demoram, então a facilidade com que eles estão tendo acesso agora, com certeza viabiliza”, disse.

A gerente do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação do Amapá, Neo Pureza, falou sobre a importância dessas ações promovidas pelo Governo do Estado.


“Bom, a importância desse momento de ação social aqui para as famílias do Raimundo Nonato e do entorno, para os pais dos nossos alunos com autismo, é exatamente de trazer para o centro do debate, para o centro das atenções as pessoas com o transtorno do espectro autista, visto que nós estamos num mês de conscientização do autismo, com várias atividades interessantes para as famílias, da forma que nós temos para trazer de fato serviços, oportunidades, informação, momentos de cultura, de lazer, de cuidado pessoal através dos parceiros e das várias secretarias que estão compondo essa ação”, informou.

Muitos serviços e diversas secretarias estiveram presentes no local durante o evento. Uma das grandes atrações foi o planetário, que também visitará o Residencial Miracema, no dia 16, e o Residencial Macapaba, no dia 29 de abril, sempre com foco na inclusão e acessibilidade para pessoas com TEA.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page