Capacitação sobre amamentação é oferecida a profissionais de saúde no Amapá
- svioalmd4
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Marcelo Guido

A ideia é qualificar a equipe para aprimorar o atendimento às mães e bebês, fortalecendo a política de aleitamento materno na rede pública.
Profissionais de saúde da Maternidade Bem Nascer, localizada na Zona Norte de Macapá, participam a partir desta terça-feira, 1º de abril, do Curso de Manejo Clínico da Lactação, promovido pelo Governo do Amapá. O curso integra as ações da unidade para conquistar o título de "Iniciativa Hospital Amigo da Criança", do Ministério da Saúde e Unicef.
Darcineyde Dias, responsável técnica sobre Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, explica o objetivo deste curso.
“Esse curso é para capacitar todos os profissionais da Maternidade Bem Nascer com relação ao manejo clínico da alimentação. Como eles podem lidar? Como colocar o bebê no peito? Como orientar desde a gestante, no parto, no pós-parto? Dá esse acolhimento, dá essa humanização porque a alimentação é fundamental. Ela traz inúmeros benefícios não só para a mãe como também para o bebê. E sobre essa humanização que foi citada durante a conversação, a importância dela? A humanização é fundamental em todos os aspectos, em todos os eixos do hospital, e na alimentação não pode ser diferente. A gente pensa que a alimentação é algo simples, é colocar o bebê no peito e pronto, mas ela é muito mais complexa. E todo o acolhimento, desde a entrada dessa mulher, dessa mãe, na recepção até a saída dela, tudo isso vai influenciar no bem-estar, ela sentir a acolhida e vai favorecer a amamentação”, contou.
Darcineyde aproveitou ainda e lembrou que a ação é fundamental para que o hospital receba o selo “Amigo da Criança”.
“Esse curso é fundamental para o hospital alcançar o seu título de hospital amigo da criança, que é um selo de qualidade, um selo difícil de conseguir, mas a Bem Nascer está caminhando para alcançar, para ser avaliada, e esse título vai reconhecer ela como um hospital, não só amigo da criança, mas amigo da mulher, amigo dessa família que está ali, e que vai trazer impactos para a redução de mortalidade no nosso estado”, concluiu.
O curso terá a duração de três dias e se encerra na próxima quinta-feira, dia 03. Está ocorrendo no auditório da Coordenadoria de Regulação, Controle e Avaliação. Toda a ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde do Amapá.
Marcelo Guido, Jornalismo Difusora
תגובות