Campanha Nacional de vacinação chega às escolas públicas e privadas do Amapá
- svioalmd4
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Com os objetivos de ampliar a cobertura vacinal, reduzir doenças evitadas por meio da vacinação, combater a desinformação que possam levar à recusa vacinal e conscientizar a população sobre a importância da imunização, o governo do Amapá reforça a Campanha Nacional de Vacinação em escolas públicas e privadas, na próxima quarta-feira (16). A abertura vacinal será no colégio Professor Carlos Alberto Viana Marques no conjunto habitacional Miracema, a partir das 8h da manhã.
A campanha visa ainda a atualização da carteira vacinal do estudantes e será realizada em parceria com os municípios, como reforça Melissa Carvalho, que responde interinamente a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), destacando como vai funcionar a campanha.
“Essa campanha ela se dará em conjunto com a secretaria de educação, nós estaremos com o cronograma e vamos nessa busca ativa desses estudantes., estaremos também no período da escola, amanhã e tarde, as escolas que têm o EJA, a gente vai estar contemplando essa escola nesses horários e vamos atualizar a carteira vacinal”.
A superintendente ressalta que as vacinas estarão disponíveis em todas as escolas do estado.
“Não tem uma vacina específica, são todas do quadro do Ministério da Saúde é necessário que os pais autorizem esse estudante e leve no dia que tiver o chamamento para aquela escola a carteira de vacinação, e todos os estados e municípios estaduais vão estar realizando, tanto nas escolas públicas quanto na privada, a vacina tem esse poder de prevenir contra a doença. A gente já está na Europa com o surto de sarampo, então é importante sim estar vacinando as nossas crianças”.
A vacinas serão aplicadas conforme a faixa etária; menores de 5 anos serão imunizados contra Febre-amarela; Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral)Tríplice bacteriana; para os menores de 15 anos; Febre-amarela; Tríplice viral; Meningocócica e HPV.
A campanha segue até o dia 31 de maio e faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), a meta imunizar 90% dos estudantes de até 19 anos. A direção das escolas disponibilizará aos pais e responsáveis um termo de autorização ou de recusa para a vacinação.
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
コメント