Campanha Março Azul Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal
- svioalmd4
- 20 de mar.
- 1 min de leitura
Marcelo Guido

Além do Março Lilás, dedicado à conscientização sobre o câncer de colo do útero, o mês também é marcado pela campanha Março Azul Marinho.
Esta campanha visa prevenir o câncer de intestino ou colorretal, um dos mais comuns no Brasil.
No Amapá, o Governo do Estado alerta para a doença, que afeta o intestino grosso e o reto, mas tem altas chances de cura quando detectada precocemente.
Na Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), especializada no tratamento oncológico no estado, foram registrados 8 novos casos da doença este ano.
Em 2024, foram atendidos 49 pacientes com esse tipo de câncer.
A prevenção do câncer colorretal está diretamente ligada à mudança de hábitos. De acordo com o oncologista, uma dieta rica em fibras, a prática regular de atividades físicas, a redução do consumo de carnes processadas e o controle do peso são medidas que ajudam a reduzir os riscos da doença.
Além disso, a realização de exames de rastreamento, como a colonoscopia, é indicada para pessoas acima dos 50 anos ou com histórico familiar de câncer colorretal.
A campanha Março Azul-Marinho é uma ação de conscientização e prevenção do câncer colorretal. A campanha foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Comments