Janete Carvalho

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) recebeu a imprensa nesta quarta-feira (5) para informar que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até 31 de julho. O motivo se deve à baixa cobertura vacinal no estado, como explica Érica Porto, coordenadora estadual de imunização.
“O Ministério da Saúde, através do governo do estado do Amapá, prorrogou a campanha contra a influenza até o dia 31 de julho, que iria se encerrar agora no dia 31 de janeiro, com a cobertura de somente 44%. Então, a população ainda estava suscetível; muita gente ainda falta vacinar. Por isso, ela foi prorrogada para dar uma oportunidade a essa população de se vacinar e ficar protegida contra a gripe.”
A coordenadora esclareceu que alguns municípios já alcançaram a meta de vacinação, mas o alerta continua em outros municípios.
“O município de Itaubal e Serra do Navio foram os que tiveram o melhor êxito, eles já atingiram o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 90% dos grupos prioritários vacinados. Eles estão com 92% no dia 31 de janeiro. Já os municípios de Oiapoque, Porto Grande e Laranjal do Jari são os que tiveram menor cobertura e necessitam de mais atenção. A população precisa procurar essas unidades básicas, pois, em média, apenas 37% da população estava protegida. Portanto, esses grupos prioritários precisam procurar a unidade básica nesses municípios para realizar a vacinação.”
Os grupos prioritários são idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas e crianças entre seis meses e seis anos. A população indígena também deve se vacinar. As vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde em todos os municípios.
Commentaires