Marcelo Guido
Caetano Veloso comemora 82 anos, sendo sublime versátil em turnê espetacular com filhos e irmã pelo Brasil.
Hoje 07 de agosto, as melodias e letras celebram o natalício de um ser especial, baiano , brasileiro e cidadão do mundo, Caetano Veloso chega a os 80 anos mais vivo que nunca.
Reverenciado no mundo como grande artista que é, consegue transitar pelo meio erudito e popular com a maestria e elegância sublime que o acompanha por mais de 60 anos de carreira. Uma obra estupenda, que conta com mais de 50 álbuns, 13 grammys latinos e muitas honrarias mundo a fora, O pequeno filho de Dona Canô abalou estruturas com parcerias marcantes com Gil, Betanha e Gal no fabuloso “Doces Bárbaros” de 76 e levou o mundo a conhecer o Brasil com sua “Tropicália”.
Tocou de costas para o público, padeceu em um exilio covarde, de onde saiu a magistral “London London”, nas frias manhãs da capital do país de Jonh, Ringo , George e Paul. Com seus Cabelos encaracolados e barba por fazer , cantou a saudade das terras tropicais.
Lembrou o Brasil que o “Haiti é aqui”, pelas suas desigualdades e covardias sociais na revolucionaria “Haiti” de 93.
Sempre a frente de seu tempo, não se prende em convenções que limitam o ser artístico, e gravou o popular Peninha na singela “Sozinho”.
Caetano virou verbo de excelência no meio artístico , e foi tema de samba da Mangueira por essas e outras torna-se maior que um humano e simplesmente se evoca em uma força superior da própria natureza.
Agora a o lado dos filhos Tom, Zeca e Moreno e com participação da mana Maria Bethânia brinda o grande público com apresentações pelo Brasil, onde revê sua grande, extensa e viva obra. Caetano Veloso é simplesmente um dos pilares da musica e da história brasileira , um dos grandes arquitetos da construção da MPB.
82 anos é muito pouco para quem devora o conhecimento artístico como tal qual a Leonardo Di Caprio.
Salve Caetano sua imagem e semelhança , parabéns.
Kommentare