Anita Flexa
Ações da Cooperação Brasil-França também prevê a supressão do visto para brasileiros em território francês
Como resultado da 13ª reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), realizado no mês de junho em Macapá, o governador Clécio Luís fez uma avaliação, entusiástica sobre as discussões com autoridades brasileiras e francesas. Um dos principais assuntos comentados durante o evento foi a emissão e possível supressão do visto para a Guiana Francesa.
O secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penaffort, também fez declarações significativas sobre o progresso das negociações. Segundo ele, o primeiro esforço foi a criação da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Europeu pelo governador do Clécio em janeiro de 2023. Penaffort ressaltou ainda que desde então, a secretaria tem coordenado todas as atividades internacionais relacionadas ao comércio do Amapá, destacando a reaproximação do Brasil com a França.
Secretário de Relações Internacionais do Amapá, Fabrício Penafort, destacou a reaproximação Brasil-França por meio da fronteira com o Oiapoque
"A gente tem contado também com a força política do Amapá, a partir do governo Clécio, com o senador Randolfe, enquanto líder do governo, com o senador Davi, que está como presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e essa força política colocou sobre a mesa do presidente da República essa demanda pela supressão do visto, essa pressão política para o diálogo com os franceses para a supressão do visto. Quando da visita do presidente Macron aqui no Brasil, o presidente Lula fez essa intervenção, falando da necessidade de a gente superar esse momento, superar essa exigência, e o presidente Macron se comprometeu em avaliar isso”, afirmou o secretário.
Penaffort concluiu com uma perspectiva otimista em que o os dois países continuam dialogando para chegar em um empasse.
"Nosso objetivo é a supressão do visto, então esse diálogo político permanece, os esforços para isso, vocalizando isso de que é preciso a gente ir além da emissão do visto aqui, tem sido feita, continuam sendo feitas. Isso será dito pessoalmente pelo governo Clécio, quando da vinda do embaixador aqui, então a gente tem esse horizonte muito claro de que os esforços continuam. E existe um ambiente político oportuno para isso, inclusive com a vinda do presidente Macron, o retorno do presidente Macron ao Brasil em novembro desse ano, muito provavelmente para a cúpula do G20 que o Brasil tem presidido esse ano", finalizou o secretário.
A reunião não só fortaleceu os laços entre Brasil e França, como também abriu novas oportunidades para o desenvolvimento da região fronteiriça, evidenciando o impacto positivo das negociações e a cooperação internacional contínua.
コメント