Jamile Moreira

O carnaval é um período em que ocorre um número maior de situações que demandam transfusão de sangue. Pensando nisso, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) abrirá as portas neste sábado, 22, para receber doadores das 8h às 12h30. A ação visa reforçar os estoques de sangue durante o período festivo.
A diretora técnica do Hemoap, Helen Bittencourt, explica que a ação é uma forma de garantir o abastecimento dos hospitais públicos e privados do estado, ressaltando que uma doação pode salvar até quatro vidas.
“Para reforçar e garantir o estoque e abastecimento de todos os hospitais da rede pública e privada do estado do Amapá, o Hemoap está lançando a campanha que é o Bloquinho da Doação. Então, vamos estar abertos no dia 22 de fevereiro, sábado, com uma programação para doação de sangue aqui no Hemoap. O doador pode vir trazendo seu documento de identificação oficial com foto. Se é um novo doador ou já é nosso doador, vamos estar com uma programação totalmente diferenciada, com a escola de samba Maracatu da Favela, fazendo esse aquecimento para os nossos doadores que, antes de cair na folia, vão passar e garantir o estoque da doação. Lembrando que uma doação de sangue salva até 4 vidas. Então, reforçando: dia 22 de fevereiro, o Hemoap, excepcionalmente, vai abrir para receber doadores e garantir que não falte sangue caso seja necessário”, explicou Helen.
Além do funcionamento neste próximo sábado, a diretora explicou que o Hemoap realizará, no dia 25 de fevereiro, uma blitz educativa no Centro da capital para captar novos voluntários para doação de sangue.
“Na terça-feira, dia 25 de fevereiro, a equipe do Hemoap vai estar ali na Leopoldo [Machado], de esquina com a Feliciano [Coelho], fazendo uma blitz educativa e também animando e realizando um pré-carnaval. Toda a nossa programação visa garantir o estoque de sangue para esse período de festividade. Vamos estar lá, lembrando, tirando informações e adesivando carros, para que, ao passarem, as pessoas lembrem de ir até o Hemoap doar sangue e salvar vidas. Esperamos você, doador, e você que nunca doou sangue também, para comparecer aqui com a gente e fazer parte dessa corrente do bem”, completou Helen.
Para doar, é necessário estar em bom estado de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar documento original com foto e estar bem alimentado. Menores de idade precisam da autorização legal do responsável.
Comments