top of page

Bloco do Abel celebra 10 anos com festa de amor, alegria e inclusão


Jamile Moreira


BLOCO ABEL

O bloco surgiu como uma brincadeira entre amigos para ajudar o jovem Abel na socialização e na criação de novas amizades.
O bloco surgiu como uma brincadeira entre amigos para ajudar o jovem Abel na socialização e na criação de novas amizades.

No próximo dia 14 de março, o tradicional Bloco do Abel vai celebrar o amor e a inclusão reunindo brincantes na Arena Maracatu da Favela para celebrar dez anos de existência. A iniciativa inspirada no autista Abel Nascimento busca conscientizar a população amapaense sobre a realidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.


Em sua trajetória o Bloco do Abel já realizou diversas ações como a arrecadação de mais de 7 toneladas de alimentos, promoção de palestras, oficinas e workshops com o intuito de educar e sensibilizar a sociedade sobre a inclusão.


De acordo com Alice Nascimento, mãe do Abel, o bloco surgiu como uma brincadeira entre amigos para ajudar o jovem na socialização e na criação de novas amizades. O que a mãe não esperava é que a aceitação seria tão boa, como contou.


“O Bloco do Abel surgiu de uma brincadeira entre amigos. Foi criado um grupo de WhatsApp chamado Unidos do Abel, e ele [Abel] manifestou para esses amigos uma dificuldade que estava tendo em interagir com as pessoas. Ele mandava a sua solicitação de amizade no Facebook e era recusado e bloqueado. Então esses amigos, para ajudá-lo na socialização, resolveram criar o Bloco do Abel para falar sobre o autismo, e para falar sobre as características do Abel. O bloco já nasceu solidário, já nasceu trocando abadá por alimentos e foram arrecadados 533 quilos. A partir daí, outros amigos se juntaram em um escritório de coworking, colocaram o Bloco no formato para rede social, criaram YouTube, Facebook, Instagram, e em 2017, o Finéias fez a música do Bloco do Abel e virou esse sucesso”.

Alice também relatou que conforme o bloco foi aumentando novas atividades começaram a ser realizadas como a Corrida do Orgulho Autista, que teve sua renda revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas, que há 17 anos oferece suporte a crianças e adolescentes com transtornos de neurodesenvolvimento.


“A partir de 2018, a gente começou a fazer palestra para orientar os pais porque muita gente [nos] procurava querendo informação e a partir daí mudou todo o movimento do Bloco que passou a ter a questão social promover eventos como palestras e workshop e foi crescendo esse movimento. Paramos um pouco na pandemia e a partir de 2023 voltou com força total na questão do social promovendo fóruns, piqueniques, oficinas para mães e a partir daí veio a corrida do orgulho autista. Em 2024 a gente decidiu mudar o formato da filantropia e doar em vez de alimentos, fazer doação financeira para instituições que cuidam das famílias, principalmente que atende crianças com autismo e outros transtornos de neurodesenvolvimento. Agora em 2025 a gente vai continuar essa pegada com o valor arrecadado sendo 100% doado para instituições como a AMA e projetos como o Arco-Íris que promove palestras gratuitas para pais e mães durante o ano todo”.

No dia 14 de março a festa terá grandes atrações, como: Karla Carvalho, Adail Jr e Banda, Tatty Taylor, Bateria da Escola de Samba Maracatu da Favela e DJ Insane. Os abadás estão disponíveis em diferentes modalidades, garantindo que todos possam participar, além de uma área PCD gratuita para pessoas com deficiência e seus acompanhantes.


Os ingressos podem ser adquiridos através dos contatos 96 98122-6224 e 96 98137-3130 ou através da bilheteria online no endereço www.booolt.com. A renda total obtida com a venda dos ingressos será destinada a instituições e projetos que cuidam de pessoas com deficiência e suas famílias.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page