Edy Wilson

Macapá vive mais um ano de folia com o desfile do Bloco A Banda, que reuniu mais de 200 mil foliões pelas ruas da cidade, segundo os organizadores. Considerado um dos maiores blocos do Norte do Brasil, o evento foi marcado pela alegria, segurança e homenagens especiais, como a feita ao ex-presidente professor José Figueiredo de Souza, o Savino, já falecido e representado entre os bonecos gigantes que encantaram o público.
A festa começou cedo, com um "Café da Manhã Especial" para imprensa, foliões e organizadores na sede do bloco, localizada na Avenida Enertino Borges, que contou com transmissão ao vivo da Rádio Difusora. Em seguida, por volta das 12h, o tradicional caldo foi servido para todos presentes, como o ministro Waldez Góes, o senador Davi Alcolumbre e o vice-governador Teles Júnior que fizeram questão de saborear a iguaria famosa que é servida em frente à sede de A Banda.
Às 15h, a multidão tomou conta das ruas, seguindo o percurso tradicional e celebrando a cultura do carnaval macapaense até a noite. O governador Clécio Luís junto da secretária de Cultura Clícia di Miceli e o prefeito de Kourou, François Ringuet também se juntaram aos foliões e curtiram o Carnaval no bloco A Banda.
O presidente do Bloco A Banda, Rui Gato, destacou a importância da segurança para o sucesso do evento. "O esquema de segurança incluiu câmeras de monitoramento, drones, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Detran, CTMac, Corpo de Bombeiros e Samu. Na verdade, sem o apoio institucional, A Banda não teria condições de sair. Inclusive, o policiamento do GTA acompanhou todo o percurso," afirmou.

A conselheira Flávia Nogueira, que acompanhou a organização dos bonecos gigantes, celebrou o sucesso do evento e relembrou a tradição familiar envolvida no bloco.
"Eu me tornei conselheira após o falecimento do meu pai, o conselheiro Jô Melo. Os bonecos eram confeccionados na nossa residência, mais tarde, a confecção passou a ser na sede da banda. Então, as expectativas para o evento eram as melhores possíveis. Os bonecos estavam todos prontos, aguardando o acompanhamento da população para ver a banda passar. O Bloco A Banda, a exemplo de anos anteriores, tem vários parceiros, como a Rádio Difusora de Macapá, o governo do Estado, na pessoa do governador Clécio Luís, do vice-governador Antônio Teles, e também o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues," frisou.
Jonas Guimaque, conselheiro do bloco há mais de três décadas, reforçou o trabalho intenso de organização para garantir a grandiosidade do evento. "Estou no bloco há mais de 30 anos. Nossa expectativa era que tudo desse certo. Iniciamos a organização dos trabalhos em maio do ano passado. Tivemos certeza de que este ano a banda foi um sucesso. Na segurança, contamos com apoio do governo do Estado e do município de Macapá. Este ano, a Banda contou com brincantes dos estados do Pará, Maranhão e até do exterior," ressaltou.

O empresário Janary Neto, responsável por uma guarnição de Bombeiros Civis, destacou o papel da equipe na proteção dos foliões. "Estivemos presentes para dar auxílio às forças do governo do Estado, bem como ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá. Atuamos como observadores de risco, com o objetivo de proteger a população e os brincantes da banda. Esperamos que todos tenham brincado com cautela e responsabilidade. As nossas orientações foram para que os foliões se divertissem, bebessem com moderação e aproveitassem o Bloco A Banda com segurança," destacou.
Com organização, segurança reforçada e muita animação, o Bloco A Banda mais uma vez fez história no carnaval de Macapá, reafirmando sua tradição e consolidando-se como um dos maiores eventos de rua da região Norte.
Acompanhem mais detalhes nas nossas redes sociais Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments