Ação natalina do MP-AP leva diversão e acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
- svioalmd4
- 17 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

O Centro de Atendimento às Vítimas “Nós Pertencemos” (Cavinp), do Ministério Público do Amapá (MP-AP), realizou nesta quarta-feira (17) a ação natalina “A Cor da Vida: para que toda infância seja colorida”, no Museu Sacaca, em Macapá. A iniciativa, que encerra as atividades do Centro em 2025, foi voltada a crianças e adolescentes atendidos pelo serviço, além de seus pais ou responsáveis.
Cerca de 75 pessoas participaram da programação especial, que contou com visita guiada ao museu, passeio no barco Regatão, oficina de pintura facial, contação de histórias, brincadeiras tradicionais e entrega de brindes natalinos. A iniciativa tem como objetivo oferecer momentos de lazer, promover a integração e fortalecer os vínculos familiares em um ambiente seguro e acolhedor.

Segundo a promotora de justiça e coordenadora do Cavinp, Fábia Martins, a ação busca promover experiências de convivência, cultura e expressão emocional para crianças, adolescentes e famílias que passaram por situações de violência e que estão em processo de reconstrução de suas rotinas e projetos de vida.
“O Cavinp faz parte de um movimento nacional de atenção às vítimas, que é capitaneado pelo CNMP. E, aqui no Amapá, nós fazemos esse atendimento prioritariamente para as vítimas de violência doméstica, vítimas de crimes sexuais e vítimas dos crimes dolosos contra a vida, vítimas diretas e indiretas. A gente sabe que esse período natalino mexe muito com a imaginação, mexe com os sentimentos, ele envolve uma série de expectativas e nós queremos neste momento oferecer para essas crianças a contação de história, a pintura, conhecer o verde, essa área tão bonita do Museu Sacaca que muito gentilmente está nos recebendo. Haverá o Papai Noel também, entrega de brindes, enfim. É uma maneira da gente fazer com que essas crianças tenham a oportunidade de colorir a sua vida, mesmo em meio a tanta violência, mesmo tendo sofrido diversas repercussões desses atos indícios, desses crimes, que elas possam ver um horizonte de esperança, um horizonte de generosidade, um horizonte de paz”, destacou Fábia.

Ana Luane, mãe de Luiz Cláudio, assistido há um ano pelo Centro, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento emocional das crianças e para o apoio às famílias atendidas pelo Cavinp.
“Eu acho uma ação, um movimento muito importante para toda a sociedade, a comunidade e, claro, a referência a nós, a gente é muito acolhida, e a gente está muito feliz. É gratificante participar dessa comemoração”, relatou Ana.
O jovem Luiz Cláudio fez questão de expressar toda sua alegria em participar, pela primeira vez, da ação e conhecer a estrutura do museu.
“Eu acho que é um momento muito importante, do Cavinp do Ministério Público. Eu acho até muito bonito. É uma celebração também natal, eu acho muito importante ajudar, acolher. Eu mesmo sou acolhido pelo Cavinp, então eu acho muito importante essa ação”.
O Cavinp é uma unidade do MP-AP dedicada ao acolhimento, orientação e acompanhamento de vítimas diretas e indiretas de violência, com atenção especial a crianças, adolescentes e suas famílias, oferecendo atendimento humanizado e multidisciplinar por meio de escuta qualificada, orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção.
É possível entrar em contato com o Centro pelo número (96) 99119-3326. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, no prédio do MP-AP, na Rua do Araxá, s/n, Bairro Araxá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários