Aula inaugural marca o início das atividades do Projeto Bombeiro Cidadão em 2025
- svioalmd4
- 12 de mai.
- 3 min de leitura
Edy Wilson Silva

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 9 de maio, no Anfiteatro Sílvio Romero, em Santana, a aula inaugural do Projeto Bombeiro Cidadão. A ação marcou o início do calendário de 2025 e contou com a presença do governador Clécio Luís, do comandante-geral, coronel Pelsondré Martins Silva, além de autoridades civis, militares e familiares dos participantes.
O evento reuniu dezenas de crianças e adolescentes que participam do projeto, responsáveis e educadores, em um momento marcado por emoção, alegria e esperança. O governador Clécio Luís, visivelmente emocionado com a vibração das crianças, ressaltou o papel transformador da iniciativa no processo de formação cidadã.
“Trata-se de um projeto consolidado, que tem uma aceitação da sociedade. Temos polos na zona norte e zona sul de Macapá, polo em Santana e um polo no município de Amapá. A expectativa é de ampliarmos estes polos para todo o Estado. Esses projetos sociais sempre são muito bem-vindos e são muito bem aceitos pela comunidade. Estamos enfrentando o crime organizado, e isso pode ser enfrentado de várias formas. Esses projetos sociais aproximam a polícia da comunidade. Isso cria vínculos, cria expectativa de futuro, e isso tem sido uma de nossas maiores tarefas: poder fazer com que a criança e o jovem de hoje tenham expectativa de futuro. Estamos com mais de 360 crianças nesse projeto, elas certamente têm chances muito maiores de um futuro melhor. Elas vão ser formadas em princípios, em valores que são fundamentais para que elas cresçam bem e se desenvolvam melhor. Não tentam que a saída e que o futuro delas é pela via do estudo, do esporte, da amizade, do companheirismo, da verdade, da lealdade, valores que realmente importam”, completa.
O coronel Pelsondré Martins Silva, também destacou o compromisso da corporação com a juventude e o papel do projeto na prevenção e na formação dos participantes.
“O projeto atende adolescentes e crianças de 9 a 17 anos, cujo objetivo é tirar esses jovens da rua, durante a extraclasse, e trazê-los para o Corpo de Bombeiros, desenvolvendo atividades esportivas, natação, judô, ensinamentos básicos de combate a incêndio, primeiros socorros. Além das atividades esportivas, temos o espaço de acolhimento, disciplina e cidadania, que também é atribuição do Corpo de Bombeiros”.
Entre os familiares presentes, Keila Simone, mãe de Cauã Viana, de 15 anos, que participa do projeto há três anos. Ela compartilhou o impacto positivo da iniciativa na vida do filho e de toda a família.
“O meu filho mudou muito, porque ele se organizou mais, ele era muito bagunceiro. E hoje está mais disciplinado. Ele aceita o não, o que ele não aceitava antes. E ele está mais confortável, devido ao projeto. Tenho uma sobrinha também no projeto. Estou muito feliz, com certeza. Eu participo de tudo. Todos os projetos que têm, eu estou junto com ele, nas reuniões, tudo eu estou perto, eu estou participando de tudo”.
Representando uma das instituições parceiras, Joanice Sousa dos Santos, do Abrigo Municipal de Santana, destacou a importância do Bombeiro Cidadão para os jovens acolhidos em situação de vulnerabilidade.
“Nós temos uma parceria com o projeto Bombeiro Cidadão, onde nossos meninos acolhidos no abrigo municipal de Santana participam desse projeto. Esse projeto é fundamental na disciplina desses meninos que chegam para a gente no abrigo municipal, com vulnerabilidade social extrema, ou eles têm os seus direitos violados, eles chegam para a gente através do Conselho Tutelar ou da Vara da Infância. Então, o Bombeiro Cidadão faz um trabalho primordial na vida deles, ensinam eles a terem disciplina, juntamente com a equipe do abrigo municipal. Esse projeto é fundamental na vida deles”.
Atualmente, o Projeto Bombeiro Cidadão atende cerca de 400 alunos nos municípios de Macapá, Santana e Oiapoque, com previsão de expansão para Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Porto Grande. As ações integram a política de inclusão social do Governo do Estado, que valoriza o fortalecimento de vínculos comunitários e o desenvolvimento de uma juventude mais consciente e disciplinada.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments