Jolinda Martel

Na segunda-feira, 17, o Governo do Estado promoveu a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados para os 289 alunos da segunda turma do concurso da Polícia Militar do Amapá (PM-AP).
Na ocasião, o governador Clécio Luís destacou a importância desta turma por reforçar o efetivo da Polícia Militar, com os maiores chamamentos da história, além de enfatizar os investimentos em viaturas, equipamentos e integração entre as forças de segurança.
“Essa turma é uma turma muito especial, porque ela reforça muito o quantitativo da Polícia Militar e vão ter todos os mecanismos necessários para serem excelentes policiais. É um momento importante para a polícia também, porque é o momento em que fizemos os maiores chamamentos da Polícia Militar da história: na primeira turma, chamamos 600; na segunda turma, 500. Também estamos fazendo os maiores investimentos da história, seja em viaturas, seja em equipamentos, na integração entre as forças militares e as forças de segurança, na inteligência.”
O evento também comemorou os 81 anos de criação da corporação no estado. A Polícia Militar tem suas raízes na Guarda Territorial, criada em 17 de fevereiro de 1944, durante o governo de Janary Gentil Nunes, mas foi oficialmente constituída em 1975 como Polícia Militar do Território do Amapá. O governador Clécio Luís destacou a importância da instituição para a segurança pública e o impacto que ela tem na sociedade do amapaense.
“Hoje é um dia especial para a Polícia Militar, porque também é o aniversário da Polícia Militar, quando consideramos desde a Guarda Territorial. É um dia importante para mim, para o governo, para a sociedade, e para esses jovens que estão aí dentro, junto com suas famílias. Vim para demonstrar o quanto eles são importantes para esse novo momento, o quanto são importantes para a segurança pública do Amapá.”
Os candidatos foram aprovados nas etapas do Teste de Aptidão Física (TAF), exames médicos, exames psicológicos e investigação social. A formação, com duração de seis meses, inclui treinamentos teóricos, técnicos e operacionais. Ao final, os participantes estarão aptos a ascender à graduação de soldado 1ª Classe.
Gustavo Magno, amapaense da cidade de Serra do Navio e proveniente de uma família militar, afirma que entrar para a carreira militar era um grande sonho.
“Tenho 30 anos e agora faço parte da Polícia Militar, da segunda turma. Estamos com uma felicidade enorme e uma expectativa que foi atendida pelo governo. Estávamos com a expectativa de ser chamados, e fomos chamados. Então, queremos agregar muito à segurança pública e estamos muito ansiosos para que comecem as próximas aulas. Hoje, iniciamos a aula inaugural e estamos cada vez mais ansiosos para agregar à Polícia, aprender a conduta militar, aprender as disciplinas que serão repassadas para a gente e servir ao povo amapaense.”
A etapa de qualificação é resultado do Plano de Governo da atual gestão, que visa convocar todos os aprovados nos últimos concursos públicos, reforçando a segurança pública em todo o estado.
Comments