Marcelo Guido
Os encontros em Tartarugalzinho estão marcados para os meses de julho e agosto. A nova unidade ofertará cerca de 1.400 vagas, que atenderão toda a Região dos Lagos.
Duas audiências públicas serão realizadas no município. A primeira na quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Vereadores, e a segunda deve ocorrer no dia 7 de agosto. Os encontros servirão de base para definir quais cursos técnicos serão ofertados no novo campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
As consultas públicas serão presenciais. A primeira é destinada aos profissionais da educação e gestores municipais, enquanto a segunda será voltada a estudantes e a comunidade em geral, ambas com caráter participativo e opinativo.
O reitor do Instituto, Romaro Silva, esteve presente no “Bom dia Difusora” e falou sobre a iniciativa da instituição de ensino em ouvir a comunidade.
“No processo de implantação de qualquer curso da rede federal , o protocolo diz que precisamos ouvir a comunidade , vamos falar com dois grupos, o grupo acadêmico e a comunidade em geral , a partir desse anseio da comunidade , dialogando de maneira geral com os munícipes é que vamos estar montando os cursos que estarão disponíveis para a comunidade , o desenho dessa formação é extremamente importante para o sucesso dessa unidade” , contou.
O gestor falou ainda que a instituição está preparada para atender toda a região que engloba os municípios de Amapá , Pracuúba , Tartarugalzinho e Calçoene. Por essa razão, é muito importante a participação de gestores de todos os municípios.
“Inclusive nas nossas audiências públicas nós realizamos os convites para os gestores de Pracuúba , de Calçoene e do município de Amapá, que é toda a região dos lagos. A ideia desse campus é que ele consiga atender toda a região dos lagos, e é muito importante a participação e a parceria dos prefeitos, dos vereadores desses municípios, porque em determinado momento, tal como acontece em outros estados da federação, nós vamos precisar de contar com o apoio do município, o IFAP está preparado, da mesma forma que nós entendemos que os municípios também estão preparados para serem parceiros nesse processo” , concluiu.
A ação compreende à Portaria nº 1.028/2024/GAB/RE/IFAP, que estabeleceu a participação da população na escolha dos curso técnicos do novo Campus.
Comments