Edy Wilson da Silva

Durante a primeira reunião itinerante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Amapá (Cedimap) em Mazagão, ativistas sociais e gestores municipais manifestaram suas opiniões sobre a proposta de criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
A primeira a falar foi a secretária adjunta de Assistência Social de Mazagão, Esmeralda Ferreira.
"Este é um grande avanço para Mazagão, especialmente neste ano de conferência. Iniciar esse evento em Mazagão é de suma importância para nós, mulheres, que fazemos parte dessa política pública. É uma grande responsabilidade para o nosso município e para o nosso gestor, que está engajado na luta contra a violência contra a mulher. Mazagão não é diferente do restante do Brasil: enfrentamos desafios, mas seguimos firmes na luta. Estamos aqui para somar com o Estado e, principalmente, para manter nossa secretaria de portas abertas para esse evento e para as políticas públicas voltadas às mulheres. Agradeço essa parceria com o Estado, pois essa pauta é essencial para todas nós."
Na sequência, o coordenador municipal da Juventude de Mazagão, Silas Gonçalves, manifestou sua opinião.
"Esse conselho é muito importante para o município de Mazagão, porque trabalhar e lutar pelos direitos das nossas mulheres é um dever de toda a sociedade. Quero reafirmar aqui o nosso compromisso, enquanto gestão e prefeitura, de apoiar todas as causas voltadas para as mulheres. Vamos continuar trabalhando para garantir dias melhores para nossa juventude, especialmente para as jovens mulheres. Vamos lutar para que essa pauta tenha a atenção e a importância necessárias, pois as mulheres são nossa inspiração, exemplo de força e resistência. Contem conosco nessa luta!"
A pedagoga Ana Guerra também fez questão de deixar sua opinião sobre a criação do conselho.
"É muito importante iniciar esse trabalho por Mazagão, um município que, assim como muitos outros, enfrenta altos índices de violência. Para mim, Mazagão é uma referência, e a atuação do conselho dentro da comunidade, ouvindo as mulheres e trazendo essa mensagem de enfrentamento à violência, é fundamental. Esse é um momento de escuta, mas também de construção de propostas junto à comunidade para as conferências. Estamos buscando esse fortalecimento em várias instâncias, e na prefeitura não é diferente. Nosso compromisso é com a prevenção, para evitar que continuemos vendo nossas mulheres sofrerem e perderem suas vidas".
A reunião reforçou a importância da criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Mazagão como um passo essencial na luta por igualdade e proteção das mulheres no município.
Komentáře