Janete Carvalho
Os artesanato produzidos em madeira são, em sua maioria, brinquedos e animais esculpido como jacarés, zebras, entre outros
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) está na Expofeira do Amapá expondo e vendendo produtos feitos pelos recuperandos das instituições penais do estado.
São artesanatos em madeira, na maioria brinquedos como carretas em miniatura, jogos de talheres, jeeps, kombis, casas de passarinhos, suportes para celulares, além de animais esculpidos em madeira, como jacarés, zebras, entre outros.
Gabriel Dias, encarregado da tesouraria da Apac, disse que toda a renda é usada para comprar material para a produção dos artesanatos, dar suporte à unidade e ajudar os familiares dos apenados que estão em situação precária. Ele ressaltou que a Expofeira também é uma oportunidade para a divulgação da associação.
“É uma oportunidade para divulgar nosso trabalho e arrecadar renda para nossa unidade. Ajuda bastante, porque ano passado tivemos essa renda; nós estivemos aqui e conseguimos manter a unidade com essas vendas de artesanatos. Mas o principal de tudo é divulgar nosso trabalho e tirar aquele estigma de que o apenado não serve para nada. Esses termos geralmente são usados, mas mostramos que estamos ajudando na ressocialização deles e que eles podem retornar à sociedade como bons homens, boas pessoas.”
A Apac existe há mais de um ano e está localizada na Avenida Rio Grande do Norte, 994, bairro Pacoval, Macapá.
Opmerkingen