‘Arraiá Terapêutico’ promove integração de usuários do Centro de Atenção Psicossocial
- Jolinda Ferreira
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Para fortalecer os vínculos e promover a interação entre pacientes, familiares e profissionais, o Governo do Amapá realizou, nesta terça-feira, 01, o “Arraiá Terapêutico” do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Gentileza). O momento de lazer e confraternização junina aconteceu na quadra da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café com muita alegria e animação.
O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contou com música ao vivo, quadrilha junina, barraca do beijo, bingo com prêmios, brincadeiras e comidas típicas.
A iniciativa busca complementar a assistência prestada pelo Caps, trabalhando de forma terapêutica a integração e a socialização, como explicou a diretora do Caps Gentileza, Zênia Gomes.
“Estamos hoje aqui na quadra da escola Gabriel de Almeida Café, para nossa tão tradicional festa junina, trazendo muita música, brincadeira, troca de afeto e principalmente inclusão social para os nossos usuários. Essa prática tem como objetivo principal as atividades para além dos muros, que é onde o paciente realmente se sente pertencente à sociedade, então isso faz parte do plano terapêutico singular dos nossos usuários, levar eles para a sociedade para que eles se sintam pertencente desse meio, que é o lugar onde eles devem estar”, explicou a diretora.
O arraiá é também uma forma de mostrar para a sociedade de um modo geral que é possível cuidar da saúde mental com leveza, respeito e acima de tudo alegria, desmistificando e derrubando preconceitos sobre o sofrimento e atendimento psíquico.
O paciente Bruno Leonardo participou da ação e parabenizou a iniciativa, que segundo ele, proporciona um momento de conforto durante o processo de tratamento.
“Eu sou paciente aqui do CAPS desde 2016 e sempre é uma maravilha participar das festas do CAPS porque é um ponto de amigos e também uma forma de tratamento. Eu amo São João”
Além da descontração e socialização, o evento reforça o compromisso da gestão estadual com um modelo de atenção em saúde mental humanizado e inclusivo.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments