top of page
Buscar

Arraiá do Povo vai reunir 63 grupos tradicionais e estilizados na zona norte de Macapá

  • svioalmd4
  • 18 de jun.
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira

ARRAIA DO POVO
Este ano, a festa com 63 grupos juninos começará em 27 de junho, no 2º GBM, no bairro São Lázaro, zona norte de Macapá
Este ano, a festa com 63 grupos juninos começará em 27 de junho, no 2º GBM, no bairro São Lázaro, zona norte de Macapá

A edição 2025 do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Estado, já tem data e local certos para acontecer. Este ano, a festa que vai reunir 63 grupos juninos tradicionais e estilizados começará no dia 27 de junho, no 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM), no bairro São Lázaro, na zona norte da capital.


Segundo Uriel Sidoarte, que é um dos coordenadores do Arraiá do Povo e também presidente do Arraiá do Meio do Mundo, a programação agrega as três maiores instituições do Estado: Meio do Mundo, a Liga Junina de Macapá (LigaJum) e a Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap). De acordo com Uriel, já ocorreram seletivas nos municípios de Oiapoque, Amapá, Calçoene, Santana e Mazagão para escolher os grupos que se apresentarão no período de 27 de junho a 2 de julho.


“Nós tivemos no dia 1º de junho a escolha da nossa corte junina do estado Amapá. Agora, dia 14, nós estávamos no Polo Norte, na região dos lagos, em Tartarugalzinho, fazendo a seletiva dos grupos que vêm dos municípios de Oiapoque, Amapá, Calçoene, Porto Grande e Tartarugalzinho. Domingo, dia 15, a gente só fez atravessar e emendar direto para Santana realizar o Polo Metropolitano, onde tem o município de Santana e Mazagão, onde foram selecionados mais alguns grupos para poder fazer parte. O arraial do povo começa dia 27, com um show nacional, que a gente ainda está vendo quem vai fazer a abertura, porque o dia 27, para quem não sabe, é dia nacional, estadual e municipal do quadrilheiro Junino. No dia 27 a gente vai ter apenas um show para a comunidade junina e para toda a população do estado também quiser prestigiar o show nacional que está vindo para fazer abertura. Dia 28 a gente tem o evento da LigaJum, que é o municipal, na verdade vai ser também só final deles, eles vão fazer uma eliminatória fora. Posterior dia 29 tem Fejufap, e a partir do dia 30 até 2 de julho, as finais do Arraiá do Meio do Mundo, que é a nossa 16ª edição”, explicou.

Ainda de acordo com Uriel, o apoio do Governo do Estado e dos senadores do Amapá demonstra o comprometimento da gestão com uma das maiores manifestações culturais do país, contribuindo para manter vivo esse movimento tradicional.


“O governo Clécio junto com a sua equipe, a secretária de Clicia de Miceli, os dois senadores que são os donos das emendas que chegam pra poder fazer toda essa festa dentro do Estado Amapá, tanto o senador Randolfe quanto o senador Davi são verdadeiros visionários, porque como a gente discutiu um pouco atrás, sobre a importância da quadra junina. Além de nós sermos o segundo maior movimento cultural do Brasil, mas socialmente nós somos o maior movimento dentro do Brasil e dentro do Estado Amapá também”.

O Arraiá do Povo terá, em sua abertura, uma homenagem ao Dia do Quadrilheiro, com show nacional que ainda será divulgado pelo Governo do Estado. As apresentações das quadrilhas começam no dia 28 de junho, com final prevista para o dia 2 de julho.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page