Arraiá do Povo 2025 movimenta Cidade Junina com disputas entre quadrilhas estilizadas e tradicionais em três grandes festivais
- svioalmd4
- 30 de jun.
- 3 min de leitura
Sávio Almeida

A terceira noite do Arraiá do Povo 2025, realizada no domingo (29), marcou a grande final do VII Forrozão do Primo Sebastian, que consagrou a Quadrilha Junina Simpatia da Juventude como campeã estadual da categoria estilizada. O grupo garantiu o direito de representar o Amapá no campeonato nacional da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), que acontece em julho, na cidade de Maceió, em Alagoas.
O evento acontece na Cidade Junina, montada pelo Governo do Amapá no Corpo de Bombeiros Militar, no bairro São Lázaro, com acesso gratuito e uma programação que segue até a quarta-feira (2) de julho.
O festival é uma realização do Governo do Estado com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, reunindo três grandes competições juninas: o Festival Municipal Sandro Rogério, o Forrozão do Primo Sebastian e o Arraiá no Meio do Mundo, consolidando o evento como o maior São João do Amapá.
A segunda noite do Arraiá foi marcada pela final do 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum). A apuração revelou os vencedores das categorias estilizada e tradicional.
Na Categoria Estilizada, Simpatia da Juventude e Luar do Sertão empataram e decidiram dividir o primeiro lugar e o prêmio. Já na Categoria Tradicional, As Piriguetes dos Matutos levaram o título com irreverência e fidelidade às raízes do São João tradicional.
No domingo (29), a arena recebeu oito quadrilhas estilizadas, representantes de diferentes municípios, na grande final do Forrozão do Primo Sebastian, promovido pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap). Cada grupo teve até 30 minutos para apresentar sua proposta artística, unindo teatro, dança e cultura popular.
O presidente da Federação, Dionei Furtado, destacou a preparação dos grupos para que o campeão da noite possa representar da melhor forma possível o Amapá no Brasileirão de Quadrilhas Juninas 2025.
“Hoje, na terceira noite de eliminatórias, iremos sagrar a grande campeã. Começamos dia 21, 20 e 21, na Escola de Adolim e na Sala de Faria, e hoje é a derradeira noite, a última noite das eliminatórias da seletiva para o grande concurso de quadrilhas juninas brasileiro da confederação. Então, as expectativas são as melhores possíveis, porque os grupos estão altamente preparados e ansiosos para descobrir quem será essa grande representante do estado do Amapá. Já trouxemos o vice-campeonato, já trouxemos o terceiro lugar, já temos a melhor rainha do Brasil, já temos o melhor marcador do Brasil, o estado do Amapá, e esse ano vamos em busca do primeiro lugar”.
A campeã da noite, Simpatia da Juventude, emocionou o público e os jurados com o tema “Autismo, o mundo azul da fera”, garantindo o título estadual e a vaga na etapa nacional.
A programação segue nesta segunda-feira (30) com a abertura das finais do 16º Arraiá no Meio do Mundo, promovido pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap). A competição reúne quadrilhas das regiões do interior que venceram seletivas regionais e segue até 2 de julho.
Tradição, disputa e celebração popular
Mais de 60 quadrilhas participam do Arraiá do Povo 2025, divididas entre as categorias tradicional e estilizada, demonstrando a diversidade e a força da cultura junina no estado. A arena conta com estrutura completa: arquibancadas, palco, praça de alimentação, barracas temáticas e ambiente seguro para toda a família.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments