Anita Flexa
Festividades começam nesta sexta-feira, 21 de junho.
Preparem suas bandeirinhas e aqueçam as sanfonas porque o Arraiá do Povo 2024 está prestes a começar! A partir desta sexta-feira, 21 de junho, o Parque de Exposições da Fazendinha em Macapá vai se transformar na Cidade Junina mais animada do país. O 2º Festival Arraiá do Povo promete muita diversão, cultura e surpresas até o dia 2 de julho.
Este ano, o festival traz 80 grupos juninos dos 16 municípios do Amapá que vão competir pelo título de melhor quadrilha. No ano passado, a quadrilha "Luar do Sertão" levou o troféu com o emocionante tema “São João com o jeito de ser do povo daqui”.
A secretária de Cultura do Amapá, não esconde a animação e conta as novidades para este ano.
“Olha só, nós temos uma informação importante, ônibus gratuito, intermunicipal, uma rota que sai dos municípios para contemplar a população que quer vir para o Arraial do Povo. Rota de Santana a Macapá, Mazagão a Macapá, a gente vai botar todo o itinerário completo nas páginas do Governo do Estado a Macapá e da Secretaria Estadual de Cultura a Seculte, acompanha lá. E na programação de abertura, três shows fazendo a abertura do Arraial do Povo, Companhia do Calypso, São João do Monobloco e Rebeca Lindsey, e no dia 27 de junho, dia do quadrilheiro junino, um presente do Governo do Estado a Macapá para todo o quadrilheiro do estado, show da banda, do grupo, Fulô de Mandacaru, aqui no Arraial do Povo, afirma Clicia Di Miceli.
E tem mais: o festival não é só um espetáculo cultural, mas também um impulso para a economia local. São R$ 5 milhões investidos na festa, com emendas dos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre. Isso significa mais empregos temporários, mais turistas, e mais oportunidades para os pequenos negócios.
A secretaria afirma ainda que todos os grupos receberam amparo do governo, tanto em logística, quando ajuda de custo pada alimentação e hospedagem. Além disso, a novidade deste ano engloba a participação do grupo junino e vencedor para disputar o concurso nacional de Quadrilhas Juninas.
Para participarem das festividades e competições três entidades se uniram, são elas: a Ligajun, Fejufap e Instituto Arraiá no Meio do Mundo.
Então, anote na agenda: de 21 de junho a 2 de julho, venha se divertir no 2° Arraiá do Povo. Serão dias repletos de música, dança, comidas típicas e aquele clima gostoso de São João. Traga a família, os amigos e venha viver essa festa que é um verdadeiro patrimônio cultural do nosso estado.
Comments