top of page
720X450.gif
Buscar

“Amazônia Negra” mostra o Amapá e suas tradições afro-amapaenses no Globoplay

  • svioalmd4
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


O documentário percorre comunidades e centros culturais do Amapá, destacando ritos, tambores e narrativas que revelam a ancestralidade afro-amapaense
O documentário percorre comunidades e centros culturais do Amapá, destacando ritos, tambores e narrativas que revelam a ancestralidade afro-amapaense

Estréia nesta sexta-feira (12) na plataforma Globoplay o documentário “Amazônia Negra: Expedição Amapá”. A produção registra a força do Marabaixo, bem cultural imaterial reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e destaca a riqueza das tradições afro-amapaenses, acompanhando o artista Carlinhos Brown, nomeado pelo governo do Amapá embaixador do Marabaixo.


O documentário percorre rios, estradas, comunidades quilombolas e centros culturais de Macapá, Oiapoque e Mazagão, incluindo o Curiaú. Ao longo do trajeto, conecta-se aos ritos, tambores e narrativas que moldam a identidade local, evidenciando a ancestralidade compartilhada entre a musicalidade baiana e o legado afro-amapaense.


Sobre o documentário, a secretária de estado da Cultura, Clícia de Micelli, destacou que a produção reforça a valorização da identidade cultural do Amapá como um todo, com atenção especial às raízes e tradições da população negra do estado.


“Esse documentário traduz algumas idas e vindas do Carlinhos Braw ao estado do Amapá, visitando comunidades tradicionais, ele foi ao Oiapoque, a Mazagão, foi a comunidade de quilombolas, participou do ciclo do Marabaixo, então ele fez uma grande imersão cultural para poder traduzir toda essa força ancestral africana que o Amapá possui, a Amazônia amapaense ela é ribeirinha, cabocla indígena, mas ela também negra, e é isso que o Brown apresenta para as pessoas que não conhecem o Amapá. Então é o Amapá em destaque nacional, e internacional por meio da mão do Calinhos Brown, que deixa muito claro, o protagonismo não é dele, o protagonismo é do povo do Amapá que manteve essa tradição”.

Clícia destacou ainda que o Amapá vem avançando em ações que fortalecem e projetam a cultura afro-amapaense no cenário nacional e convida a população a assistir ao documentário.


“Se nós percebermos essa força que o Amapá possui, que estava guardadinha aqui, agora está sendo anunciada, muito estimulada pelas ações do governo do estado, pelos números, entregas e tudo aquilo que tem sido feito para valorizar e potencializar o que nós possuímos e temos no nosso querido Amapá. Então todos convidados para o lançamento hoje do documentário “Amazônia Negra: Expedição Amapá”, às 23h59 no canal BIS. Amanhã fica à disposição na Globoplay, e no dia 23, às 23h, reexibição na Globo News, então, três possibilidades para você acessar esse documentário fantástico, onde o Carlinhos de Brown apresenta o Amapá e sua força cultural, com a sua gente e seu povo para todo mundo”.

Dirigido por Marcel Lapa e produzido pela Join Entretenimento e The House Company, o documentário, gravado em 2025, tem 42 minutos e destaca ainda vestimentas tradicionais, narrativas orais e a força simbólica das expressões afro-amapaenses.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page