Amapá inaugura seu primeiro Centro de Radioterapia e dá salto no tratamento contra o câncer
- svioalmd4
- 5 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
Jamile Moreira

O Governo do Amapá deu um passo histórico na saúde pública ao inaugurar, nesta sexta-feira (05), o primeiro Centro de Radioterapia do estado. A nova unidade, equipada com tecnologia de ponta e estrutura comparável aos grandes centros do país, representa um avanço decisivo no tratamento oncológico, garantindo que pacientes possam realizar terapias sem precisar buscar atendimento fora do Amapá. O equipamento integra a rede de atenção ao câncer e fortalece o cuidado humanizado, com foco na redução do tempo de espera e no aumento da qualidade de vida dos pacientes.

Durante coletiva à imprensa, o governador Clécio Luís destacou que o serviço representa esperança e novas possibilidades de cura para quem enfrenta o câncer.
“Essa não é mais uma obra, é a obra, é a entrega, é a esperança. Obviamente que tem um prédio para abrigar o serviço de radioterapia, mas é muito mais que isso, não só pela complexidade do prédio em si que é um bunker capaz de proporcionar um serviço com radiação, mas com muita segurança tanto externa quanto interna, então além do prédio da complexidade que ele tem tem o serviço que ele vai prestar com os melhores equipamentos do mundo. Dois equipamentos que vão fazer a radioterapia propriamente dita com o acelerador linear e a braquiterapia. Já temos outro recurso já colocado pelo senador Davi, porque houve uma atualização recente desse equipamento nos Estados Unidos, e o Davi já colocou o dinheiro para fazer a atualização o upgrade desse equipamento, ou seja nós vamos continuar tendo o equipamento mais moderno do Brasil curando feridas, curando pacientes com câncer cuidando da vida dessas pessoas”, destacou Clécio.
A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou a relevância da entrega dentro da política nacional de expansão da oncologia, reforçando que o Amapá passa a oferecer tratamento completo dentro do estado.
“Hoje nós estamos garantindo a independência do cuidado e tratamento ao câncer para o povo do Amapá. Quando a gente fala de trazer o equipamento mais moderno de radioterapia que existe no mundo, o equipamento e a atualização do equipamento com recursos trazidos pelo senador Davi Alcolumbre, quando a gente fala de trazer um equipamento de braquiterapia que é um tipo de radioterapia muito importante para a saúde da mulher, os cânceres ginecológicos e também para a saúde do homem. O câncer é a maior batalha das famílias brasileiras, todo ano a gente tem 700 mil novos casos de câncer no brasil, então todo ano 700 mil pessoas entram em uma batalha que envolve suas famílias, envolve seus amigos. A gente está fazendo aqui o dia da dignidade, do cuidado e da defesa da vida”.
Também participou da cerimônia o senador do Amapá, Davi Alcolumbre, que atuou para viabilizar recursos e articulações que permitiram a construção e instalação dos equipamentos. Ele falou sobre o salto de qualidade que a saúde vem tendo na atual gestão.
“A todo instante estamos travando as lutas necessárias em Brasília para viabilizarmos a realização dos sonhos, em primeiro lugar dos brasileiros, mas principalmente do povo do Amapá que nos deu essa missão. Não foi fácil, não foi simples, tivemos muitos desafios que dá pra escrever uma coletânea de livros, mas hoje o que importa é que a entrega está aí. Em todos esses quase três anos o governador Clécio Luís tem ajudado a transformar a saúde para o povo do Amapá em uma das melhores saúde dos estados da federação ampliando a rede de atenção, cuidando das pessoas. Essa entrega é fundamental para enfrentarmos uma das doenças que mais mata no nosso país”.

A nova unidade possui ambientes como sala do acelerador linear, área de planejamento físico-médico, consultórios, recepção e sala de recuperação. A expectativa é realizar até 50 sessões de radioterapia por dia, com funcionamento de pelo menos 12 horas diárias. A construção recebeu investimento de cerca de R$ 16,3 milhões em obra e equipamentos de alta tecnologia, com recursos destinados pelo Ministério da Saúde e articulação do senador Davi Alcolumbre.

Durante a cerimônia foram assinadas a Portaria de Habilitação que credencia o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) como Unacon, oficializando o serviço de radioterapia, e o Protocolo de Intenções com o acordo de cooperação técnica entre o Governo do Amapá, o Ministério da Saúde e a Fiocruz.

Com o funcionamento da unidade, o Amapá dá um salto na rede de alta complexidade, reduz a necessidade de deslocamento para outros estados e garante mais dignidade aos pacientes em tratamento.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários