Amapá amplia acesso à PrEP e alerta sobre crescimento dos casos de HIV
- jamilemoreira6
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Edy Wilson

O Governo do Amapá ampliou a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), em resposta ao aumento dos casos de HIV no estado. Entre janeiro e outubro de 2025, foram registrados 296 novos diagnósticos, número superior aos 279 casos notificados em todo o ano de 2024.
O diretor do SAE/CTA, Leonardo Pereira, explica que, apesar da alta nos registros, a procura pela PrEP ainda é considerada baixa.
"Essa medicação já é oferecida no SAE/CTA há um tempo, mas a procura está muito baixa. Os números de HIV continuam aumentando, então alertamos a população para buscar o serviço. Toda sexta-feira, pela manhã e à tarde, disponibilizamos a PrEP por livre demanda. É uma medicação muito segura para quem mantém relação sexual desprotegida e reduz em até 95% o risco de contrair HIV. O ideal é que seja utilizada junto com o preservativo, que é o método mais seguro. A PrEP protege do HIV, mas não protege de outras ISTs, por isso deve ser combinada", destacou o diretor.

A PrEP é disponibilizada todas as sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, sem necessidade de agendamento prévio na Rua Jovino Dinoá, próximo à maternidade. O atendimento inclui acolhimento, orientação e acompanhamento clínico.
O SAE/CTA reforça a importância de manter uma rotina de testagem e utilizar os métodos de prevenção disponíveis no SUS, como o preservativo e a própria PrEP, que previne a infecção antes da exposição ao vírus.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
