top of page
Buscar

Amapá terá seletiva para incluir composição do Amapá no samba-enredo da Mangueira em 2026

  • svioalmd4
  • 3 de jul.
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


CARNAVAL 2026
A seletiva do Amapá para o samba-enredo da Mangueira contará com encontros preparatórios ao longo de julho, em formatos presencial e on-line, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os participantes
A seletiva do Amapá para o samba-enredo da Mangueira contará com encontros preparatórios ao longo de julho, em formatos presencial e on-line, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os participantes

Para garantir a participação e o protagonismo dos compositores do Amapá na homenagem que a Estação Primeira de Mangueira irá realizar ao mestre Sacaca no carnaval 2026, foi anunciado nesta quarta-feira, 02, uma seletiva para escolher um samba-enredo que terá a chance de brilhar na Marquês de Sapucaí.


A iniciativa reforça o investimento do Governo do Amapá no Carnaval, gerando mais trabalho, emprego e renda para a população do estado, além de dar visibilidade aos talentos locais e enriquecer o desfile da escola de samba carioca, como falou a secretária de estado da Cultura, Clícia Di Micelli.


"Trazer essa etapa, essa eliminatória para cá, é proporcionar aos compositores amapaenses mostrar a criatividade, o olhar do artista para aquilo que se sonha para o Carnaval de 2026, que é ver o Amapá passando na avenida, na Marquês de Sapucaí, conduzido pela Estação Primeira de Mangueira. É bom que se diga, [o processo] vai ser totalmente conduzido pela mangueira, nós estamos como suporte dentro desse processo, é o estado do Amapá que está sendo retratado, é o Sacaca, é o povo amapaense e a gente está nesse auxílio no processo, mas o julgamento totalmente feito pela Estação Primeira de Mangueira", destacou Clicia.

Presente no anúncio da seletiva, o carnavalesco da Mangueira, Sidnei França, falou da expectativa para o carnaval e como a escola e comunidade receberam a escolha do tema "Mestre Sacaca do Encanto Tucuju - O Guardião da Amazônia Negra", que levará para a avenida a história do célebre curandeiro e defensor dos saberes do povo da floresta.


“O dia do anúncio do enredo para o mundo foi um dia de muita emoção e expectativa também. A Mangueira é uma instituição que eu posso dizer planetária, porque o que a Mangueira anuncia reverbera em partes não só do Brasil, mas de todo o mundo, isso a gente vive frequentemente, e foi um momento muito especial. Nós percebemos o quanto as pessoas, em geral, esperam da escola de samba conteúdo cultural, conteúdo de identidade, e esse enredo teve no mestre Sacaca um referencial muito forte de origem de identidade. Eu sempre digo que o brasileiro está muito carente de referências populares, de figuras populares que se tornam bastiões e símbolos da sua própria população, do seu povo, a partir dos seus saberes, dos seus conhecimentos, então ele trouxe para esse enredo da Mangueira um carisma, uma identidade que eu acho que o amapaense também se reconhece, e para nós isso é muito importante, muito bonito também”.

Para o filho mais novo do Sacaca, Armstrong Souza, ter a história de seu pai retratado para o mundo é um momento ímpar de reconhecimento ao seu legado, de grande orgulho e felicidade para toda a família.


“Eu sempre digo isso, o Sacaca é o fio condutor da história do Amapá, um pouco daquilo que eles vão contar, não é biografia dele, mas está compondo essa alegoria na Mangueira, que é a maior escola de samba do planeta, então é ímpar, esse é um momento que eu sei que nós vamos viver, até porque nós vamos ganhar, não tem jeito”, profetizou em tom de brincadeira Armstrong.

A programação da seletiva no Amapá para o samba-enredo da Mangueira inclui encontros preparatórios em julho, com sessões presenciais e on-line para tirar dúvidas e oferecer orientações. As fases eliminatórias, incluindo a semifinal e a grande final da seletiva amapaense, acontecerão ao longo do mês de agosto, conforme agenda a ser divulgada. O samba vencedor da etapa estadual garante vaga na semifinal do concurso oficial da Mangueira, no Rio de Janeiro,


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page