Amapá se mobiliza para Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- perolapedrosa7
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Nesta quarta-feira, 28 de maio, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedimap) realizou, em Macapá, a oficina “Construindo as Conferências Municipais de Políticas Públicas para Mulheres do Amapá”. O evento reuniu gestoras públicas, lideranças e representantes da sociedade civil para orientar a realização das etapas municipais que elegerão delegadas para a 5ª Conferência Nacional, prevista para setembro.
A presidente do Cedimap, Alzira Nogueira, explicou o objetivo da mobilização e reforçou os prazos para as etapas.
“Estamos realizando hoje uma oficina de orientação para as mulheres dos municípios sobre o processo de organização das conferências. O Brasil inteiro está nessa mobilização de construção das conferências, e aqui no Amapá também estamos mobilizadas para que os municípios possam realizar suas conferências. O prazo é até 28 de julho para a realização das Conferências Municipais. A Conferência Estadual acontecerá nos dias 29 e 30 de Agosto. As Conferências Municipais elegerão delegadas para a Conferência Estadual.”

Representando a Secretaria Municipal das Mulheres de Tartarugalzinho, a assistente social Gabriela destacou os desafios e a importância da articulação local.
“Estou aqui pela Secretaria Municipal das Mulheres de Tartarugalzinho, participando desta preparação para as Conferências Municipais, que devem acontecer até o dia 28 de julho. É necessário que sejam realizadas em todos os municípios para que assim aconteça a Conferência Estadual. Precisamos debater sobre a criação de conselhos e políticas para atender ao nosso público, que são as mulheres.”
A secretária municipal de Política para as Mulheres de Serra do Navio, Marinalva de Sena Gomes, reforçou o compromisso com o fortalecimento das políticas para as mulheres.
“Nossa secretaria é recém-criada, mas tem grande importância para o desenvolvimento das políticas públicas para as mulheres em Serra do Navio. Estamos aqui a convite do Conselho Estadual das Mulheres para participar deste momento de construção das Conferências Municipais, para posteriormente irmos para a Nacional. É um encontro de grande importância, no qual vamos debater o fortalecimento das Conferências Municipais.”
A oficina marcou mais um passo na construção de políticas públicas que ampliem direitos e enfrentem desigualdades de gênero no Amapá.
Commentaires