Amapá se consolida como rota preservada da pesca esportiva e avança na regulamentação da atividade
- Jolinda Ferreira
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Edy wilson

O Amapá vem ganhando destaque nacional e internacional na pesca esportiva e se consolida como uma das rotas mais preservadas do Brasil. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Pesca, tem trabalhado na regulamentação da atividade, buscando garantir o equilíbrio entre a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico para as comunidades locais.
O secretário de Estado adjunto de Pesca, Vinícius Melo, enfatizou o papel essencial da secretaria na regulamentação da pesca esportiva, alertando para a necessidade de preservar as espécies diante das mudanças climáticas, como as severas estiagens que têm impactado o país:
“A Secretaria de Pesca tem um papel fundamental nesse processo inicial de regulamentação. Hoje, somos a rota mais preservada do Brasil. Precisamos proteger nossas espécies e garantir que não sejam afetadas a ponto de se tornarem escassas. Sabemos que o estado e todo o Brasil têm sofrido com estiagens severas. Por isso, a secretaria atua de forma técnica para alertar e apontar a necessidade de cuidados com essas espécies. Esse é um processo contínuo, e a secretaria estará acompanhando e auxiliando outras instituições envolvidas na discussão."
Syntia Lamarão, secretária de Estado de Turismo, também reforçou a importância da pesca esportiva para o desenvolvimento do Amapá. Ela destaca o compromisso do governador Clécio Luís com a expansão da atividade e celebrou a participação do estado no Fórum Nacional da Pesca Esportiva e na Trade Show, onde o Amapá despertou grande interesse de investidores e especialistas:
“Foram dias intensos de muito trabalho. O governador Clécio Luís honra seu compromisso com a sociedade amapaense ao fortalecer a pesca esportiva no estado. Este é o momento em que inserimos a rota mais preservada e conservada do Brasil no cenário nacional. Tivemos a oportunidade de apresentar o Amapá no Fórum Nacional da Pesca Esportiva, onde o estado foi destaque tanto nacional quanto internacionalmente. Isso nos rendeu grandes parcerias durante a feira, proporcionando encontros com personalidades da pesca esportiva interessadas em conhecer o Amapá e implementar grandes ações. Em breve, teremos visitas técnicas, o que gerará oportunidades de desenvolvimento, emprego, renda e valorização da comunidade local.”
Com os avanços na regulamentação e o crescente interesse no turismo de pesca, o Amapá se posiciona como um dos principais destinos para a prática sustentável da atividade, aliando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comentários