Amapá se consolida como celeiro da pesca esportiva e amadora no Brasil
- perolapedrosa7
- 28 de mai.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

O Amapá desponta como um dos maiores celeiros da pesca esportiva e amadora do país, com um potencial que alia biodiversidade única, geração de emprego e desenvolvimento sustentável. Esse cenário foi reforçado na abertura do 2º Workshop de Pesca Esportiva e Amadora, que aconteceu nesta quarta-feira (28), em Macapá.
O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de comunidades tradicionais para debater estratégias que ampliem a cadeia produtiva e impulsionem o turismo.

O secretário de estado da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira, ressaltou a importância de integrar todos os atores envolvidos no setor.
“O nosso maior objetivo é agregar todas aquelas pessoas que estão dentro desse ponto focal da produção da pesca cultivada nos municípios. Convidamos pessoas que trabalham em hotelaria, gastronomia, pescadores esportivos, guias de turismo, associações, cooperativas e empresários da área. Nosso objetivo é incentivar o empreendedor, o pescador, o guia e todos os envolvidos para que se preparem, oferecendo estrutura e acolhimento para os turistas, fortalecendo a economia e tornando o Amapá uma potência econômica”, destacou.

Já o coordenador de Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo, Humberto Pires, frisou a necessidade de articulação entre os setores público e privado para alavancar a pesca esportiva no estado.
“O Ministério do Turismo tem iniciativas, políticas e projetos que proporcionam o desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil. O Amapá, inserido no bioma amazônico, tem tudo para alcançar patamares mais elevados. Nosso trabalho é unir esforços do governo federal, estadual, municipal e das comunidades para proporcionar experiências únicas e transformadoras aos amantes e praticantes da pesca esportiva”, disse.
O 2º Workshop de Pesca Esportiva e Amadora é coordenado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), em parceria com os Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), do Turismo (MTur) e da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O encerramento será no dia 30 deste mês, na sede do Sebrae, em Macapá, e contará com a presença do governador Clécio Luís e de três ministros de Estado.
Comments