Marcelo Guido
Além das medidas de proteção em nível nacional, o estado intensifica as ações de combate aos focos de incêndio, como a Operação Amapá Verde
No Amapá, foram registrados 426 focos de incêndio em 13 municípios entre setembro e outubro de 2024. Desses, 22 foram totalmente combatidos, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Mazagão foi o município com a maior concentração de focos, registrando 171 (40,1%). A capital, Macapá, ficou em segundo lugar, com 39 focos (9,2%). Segundo o levantamento, o mapeamento do combate aos incêndios começou no início de novembro, com dados registrados até o dia 10 do mesmo mês.
As informações foram fornecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Diretoria de Proteção Ambiental, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e a Coordenação Estadual do Prevfogo-AP.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também está envolvido com o Sistema Vellozia, que oferece uma visão detalhada e estratégica do monitoramento das áreas florestais afetadas nas unidades de conservação federais. Esse sistema fornece dados importantes sobre camadas de informações e autuações de infrações, além de oferecer uma análise espacial e temporal precisa das áreas diretamente impactadas pelas queimadas.
Além das medidas de proteção nacional, o estado reforça ações de combate aos focos de incêndio, como a Operação Amapá Verde. Outro fator que contribui para o aumento das queimadas em áreas florestais é o período de intensa estiagem enfrentado pelos 16 municípios do estado, situação de emergência já reconhecida pelo governo federal.
Comments