top of page
Buscar

Amapá recebe caravana para celebrar políticas para a juventude

  • perolapedrosa7
  • 31 de mar.
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


JUVENTUDE

Programação contou com a participação de jovens, gestores e a realização de audiência pública
Programação contou com a participação de jovens, gestores e a realização de audiência pública

Celebrando 20 anos de políticas públicas para os jovens, o Amapá recebeu no último fim de semana a Caravana da Juventude, que com o apoio do Governo do Estado ofereceu uma ampla programação que contou com a participação de jovens, gestores e a realização de audiência pública.


O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado e Nacional da Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, que além de comemorar os avanços reafirma e fortalece as ações integradas entre as instituições estaduais e federais, voltadas para a juventude.


Durante o evento, o governador do Amapá, Clécio Luís, falou dos avanços que os programas voltados para a juventude tiveram desde o início de sua gestão, como a reformulação do ‘Amapá Jovem’ e a criação do programa ‘Jovem Descolado’.


“Nós temos uma política firme de juventude, o Amapá é o único estado que tem uma secretaria que não é extraordinária, virou uma secretaria autônoma, e temos muitos avanços, o ‘Jovem Descolado’, vai para a terceira edição agora, com uma taxa de quase 40% de empregabilidade de jovens como esses que estão aqui. Outro programa que vai pegar forte é o de capacitação desses jovens, hoje nós temos muitas vagas no mercado abertas, mas faltam pessoas qualificadas. O presidente DaLua tem um histórico no movimento estudantil também, no movimento da juventude, sabe o quanto essa é uma bandeira importante que a gente com a secretaria, com o apoio do Governo Federal, do presidente Lula, com toda a estrutura do Governo Federal, que já veio pela terceira vez aqui oficialmente ao Amapá, nesses três anos, tem nos oportunizado gerenciar e apresentar políticas públicas que estão fazendo a diferença na vida do jovem”.

Presente no evento, o secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso, elogiou as políticas desenvolvidas no Amapá e ressaltou que elas devem servir de exemplo para o restante do país, além de destacar todos os direitos e programas disponíveis em esfera federal para os jovens.


“Primeiro, tem que dizer que o trabalho que o governador Clécio e a secretária Priscila realizam aqui é exemplar e é um exemplo para o Brasil inteiro. Os gestores que estiveram aqui ao longo dessa semana foram testemunhas do sucesso que o Amapá Jovem faz. E quando a gente vê esse tipo de política, a gente precisa pegar esse exemplo e levar para o Brasil inteiro. E a gente tem apresentando aqui o Pé de Meia, que é uma iniciativa que o presidente Lula fez para beneficiar mais de 4 milhões de jovens e mantê-los dentro da escola e possibilitar a ele um processo de emancipação que é fundamental para ele tomar decisão do que fazer com o dinheiro, para ele poder comprar uma roupa, comprar um sapato novo, mas para ele estar dentro da escola construindo essa autonomia. E a gente também tem o ID Jovem, que é um passaporte de direitos muito extraordinário. O Jovem está no Cadastro Único e ele tem a possibilidade de pegar uma passagem interestadual, de barco, de ônibus, para outro estado, para fazer concurso, para visitar um parente, para ter a possibilidade de conhecer novas realidades. Então a gente está oferecendo várias e várias oportunidades para a juventude brasileira, é um compromisso do presidente Lula, do ministro Márcio Macedo, de todos esses ministros e eu tenho certeza do nosso governador, o nosso exemplo de governador para a juventude Clécio”.

Aluno da Escola Gonçalves Dias, Bernardo Pereira, de 16 anos de idade, falou de suas expectativas ao participar pela primeira vez de uma programação voltada para ele.


“Minha expectativa aqui no evento é procurar conhecimento, achar nossos direitos, conhecer mais sobre a política da juventude e conhecer mais sobre esses projetos que estão disponibilizando para nós jovens”.

Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de participar da construção do Plano Nacional da Juventude, simbolizando um momento marcante para o estado e para a reafirmação das políticas públicas para a juventude.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page