Marcelo Guido

Buscando fortalecer o setor turístico local, ampliando a visibilidade dos destinos e incentivando o desenvolvimento regional, o Governo do Estado do Amapá realizou, na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório do Museu Sacaca, a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo 2025.
O objetivo da ação, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Ministério do Turismo (MTur), é garantir que mais municípios estejam aptos a integrar o Mapa do Turismo, ferramenta essencial para o planejamento e direcionamento de políticas públicas no setor.
A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, esteve presente no encontro e falou sobre suas expectativas.
“Hoje iniciamos os trabalhos do Fórum Estadual do Turismo, com a primeira reunião ordinária. Estamos aqui discutindo a atualização e a modernização do plano estadual de turismo e também estamos com a presença de representantes do Ministério do Turismo, que vão passar uma semana conosco, explicando um programa do Ministério que visa aumentar o número de municípios participantes do Mapa do Turismo Brasileiro”, contou.
O Amapá é o primeiro estado a receber a iniciativa, que visa sensibilizar, mobilizar e capacitar gestores municipais para inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro. Esta é a ação inicial do programa “PRT em Ação: Mapa do Turismo Até Você!”.
O vice-governador Teles Júnior esteve presente no evento e falou sobre a importância da estruturação do setor turístico no Amapá, para fomentar a economia e promover o desenvolvimento do estado.
“A gente precisa estruturar toda a cadeia produtiva do setor de turismo para podermos atrair turistas. Então, esse fórum já vem ocorrendo de forma recorrente. A Secretaria de Turismo tem se reunido com o setor de forma permanente, sempre nos pré-eventos e pós-eventos, fazendo avaliação dessa agenda de eventos que o Estado estabeleceu como estratégia de atração de pessoas para a nossa cidade e nosso estado, bem como também trabalhando a questão da infraestrutura que precisamos ter para receber o turista, não só na capital, mas também nos municípios, e, sobretudo, nos municípios, que são onde se encontram os pontos mais atrativos e que ainda têm uma carência muito grande, por exemplo, na infraestrutura hoteleira, no mapeamento dos pontos turísticos, nos serviços, sobretudo na área da gastronomia. Então, tudo isso é discutido e trabalhado aqui nesse fórum”, contou.
Durante cinco dias, a equipe técnica do MTur estará oferecendo uma programação diversificada, incluindo palestras informativas sobre a importância do Mapa do Turismo, oficinas práticas para capacitação dos gestores na elaboração de documentos e preenchimento de dados, além de atendimentos técnicos individualizados para esclarecer dúvidas e orientar sobre o processo de cadastramento.
Comments