Amapá inicia processo de criação do Centro de Inteligência para decisões mais rápidas e atendimento qualificado na saúde
- perolapedrosa7
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Com o objetivo de fortalecer a saúde pública e tornar mais ágil a tomada de decisões, a Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa) iniciou nesta segunda-feira, 9 de junho, a implantação do Centro de Inteligência de Gestão Estadual do SUS (Cieges).
A ferramenta permitirá a integração e organização de dados em um único ambiente, promovendo respostas mais eficientes às demandas da população.
Durante a abertura da oficina de construção do Centro, a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Cássia Klein, explicou que a iniciativa busca acelerar os processos internos e garantir que o cidadão receba um atendimento mais eficaz e de qualidade.
“Então, a maior proposta é que a gente possa implantar esse Centro de Inteligência integrado dentro da Secretaria de Saúde. E esse Centro não terá acesso somente para os gestores, mas também para a população. Então, há uma parte desse sistema que ficará acessível à população, para que ela também consiga entender a nossa rede de atenção à saúde, consiga entender quais são as principais doenças que temos aqui no Estado. E esse Centro tem a principal função de trazer informações mais rápidas e em um ambiente único, para que a tomada de decisão seja muito mais ágil e para que a gente consiga resolver as situações mais rapidamente!”
O representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Sandro Terabe, reforçou que o Cieges coloca o Amapá na vanguarda da transformação digital do SUS.
“O Cieges vem dentro da lógica da transformação digital que a saúde do Brasil está passando. O Cieges vem justamente para isso: para a gente tentar, dentro de uma lógica, construir novas informações, pois muitas vezes a área técnica está tão restrita ao seu conjunto de dados, que não consegue ver outras informações além daquelas que ela mesma produz. Com certeza, isso gera uma maior eficiência na gestão pública!”

Já o coordenador de Tecnologia da Informação da Sesa, João Bosco, ressaltou que o grande diferencial do Centro será a centralização das informações, facilitando a análise de indicadores.
“Isso mesmo, esse é o grande objetivo: termos um local onde essas informações sejam centralizadas, principalmente visando à tomada de decisão. Então, essa é a parte principal hoje. Com o acesso à informação na palma da mão, é possível olhar o indicador e dizer: ‘opa, para onde estão pendendo essas informações?’. Então, a ideia é justamente essa: conseguirmos centralizar esses dados para que a tomada de decisão da gestão seja mais eficaz e assertiva.”
A iniciativa coloca o Amapá em sintonia com as diretrizes nacionais de modernização da saúde, promovendo mais transparência, controle e participação social. A expectativa da Sesa é que o Centro otimize a gestão e traga impactos positivos diretos no atendimento à população.
Comments