Amapá e Guiana Francesa realizam reunião de cooperação de socorro e emergência transfronteiriça
- svioalmd4
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realizou, nesta quarta-feira (9), a reunião anual que trata da Cooperação Transfronteiriça em Matéria de Socorro de Emergência, com a Guiana Francesa.
Entre os assuntos abordados, estão o planejamento das atividades de 2025, incluindo treinamentos, cursos, simulados e ações conjuntas entre os dois países. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins, explicou como vai funcionar essa cooperação.
“A gente troca experiência e faz um calendário anual de eventos que envolvem treinamentos, simulados, participação em feira, algumas vezes eventos esportivos entre as duas corporações, estreitando esses laços de amizade e aprendendo o modo de atuação entre as duas corporações, apesar de a gente ter a mesma finalidade, o mesmo objetivo, são corporações com doutrina e treinamentos diferentes. Então, é muito importante fazer esse termo de cooperação, esses ajustes, para no caso de um desastre dentro dessa área de atuação, a gente possa atuar com mais eficiência”.
O comandante destacou a importância da cooperação por conta também da grande expectativa da exploração de petróleo na costa do Amapá, que vai movimentar o município de Oiapoque.
“Lembrando que o município do Oiapoque vai receber uma grande quantidade de recursos devido à exploração do petróleo, então a gente deve ter um boom populacional, uma grande chegada de empresas para aquela região, que deve aumentar significativamente o número de ocorrência, mesmo porque essas empresas, exploradoras de petróleo, manipulam muitos produtos perigosos, então há um risco de um agravamento de ocorrência de grande vulto, então é preciso a gente estar preparado, então a gente precisa cada vez mais reforçar essa cooperação com a Guiana Francesa, que fica muito mais próximo do Oiapoque do que a capital Macapá”.
Coronel Patrick Clerc, diretor adjunto do Serviço Departamental de Incêndio e Socorro, ressaltou que a iniciativa é um marco entre o Corpo de Bombeiros do Amapá e o Serviço Departamental de Incêndio e Socorro da região ultramarina da França, e que os que moram na fronteira podem esperar o melhor dessa cooperação. A tradução foi feita pelo sub tenente Alain Roger, da Guiana Francesa.
“É histórica porque existe há mais de vinte anos e a principal função dela é de poder atuar nas fronteiras em conjunto em termos de cooperação de socorro, o que posso passar é que quem mora na fronteira é que eles estão sseguros porque desde o dia que existe a cooperação o trabalho vem sendo feito para poder prestar socorro mais rápido e mais eficaz à população que está na fronteira”.
A parceria, formalizada pelo Acordo de Cooperação Transfronteiriça, foi assinada em 11 de dezembro de 2012 e permite que, em situações de emergência dentro de uma faixa de 150 quilômetros ao longo do Rio Oiapoque, as partes solicitem apoio mútuo para operações de socorro.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
留言